Busca
Denúncia

Construção de hipermercado derruba muro de condomínio

A movimentação de máquinas para construção de um hipermercado na av. Itavuvu ocasionou a queda de muro em condomínio em fevereiro e até agora nenhuma providência foi tomada por parte do hipermercado

Imprensa SMetal
Vagner Santos/Imprensa SMetal

O muro do condomínio Palo Alto, caiu em fevereiro, após movimentação de máquinas onde será construído hipermercado

As obras na construção do hipermercado Tauste, na Avenida Itavuvu, têm gerado transtornos para os moradores do Residencial Palo Alto, que fica ao lado. A movimentação das máquinas no local acarretou a queda de parte do muro do condomínio, colocando em risco a segurança e a privacidade dos moradores.

De acordo com Nádia Fernandes, síndica no condomínio há 12 anos, em fevereiro a equipe que trabalha na construção do hipermercado retirou muita terra e toda a vegetação do terreno ao lado do condomínio. Com isso, o muro do estacionamento perdeu resistência e caiu. “O muro caiu no dia 21 de fevereiro deste ano. Foi na madrugada daqueles dias de muita chuva. Uma semana antes, o pessoal que trabalhava no local passou com a máquina e tirou muita terra. Quando deu a primeira chuva, o muro caiu”, explica.

Segundo Nádia, já aconteceram vários furtos desde a queda do muro. “Com o muro desse jeito já entrou gente no condomínio e roubou câmeras de segurança, já tentaram abrir carros, já roubaram bicicleta. Nós estamos em uma situação terrível”.

Após a queda, a arquiteta Samira Charabe de Godoi foi contratada pelos moradores para acompanhar o caso. Segundo ela, a Secretaria de Obras já foi procurada várias vezes, mas não deu nenhum retorno sobre as reivindicações feitas. “Eles nem esclarecem de quem é a área.

Nós precisamos de um retorno sobre esse caso, vamos ter que falar diretamente com o secretário do prefeito, porque não tem condição do jeito que está”, explica.

Samira conta que o muro foi feito corretamente há mais de 20 anos e que a equipe responsável pelas obras do hipermercado não se responsabiliza pela queda. “Eles deveriam ter feito um respaldo no muro e retirar aos poucos o acúmulo de terra. Dessa maneira, eles poderiam erguer o muro deles e depois retirar a terra que estava beirando o muro e as árvores”.

Encaminhamento – O vereador metalúrgico Izídio de Brito (PT) também esteve no local e comprovou a denúncia feita pelos moradores. Segundo ele, tanto o dono do hipermercado quanto a prefeitura serão acionados para buscar uma solução para o caso. “Eles têm que tomar a decisão de fazer as obras do muro sem custo nenhum para os moradores porque tem risco com a caixa de luz, o esgoto está prejudicado. Então, tem uma tensão total dessas famílias e nós vamos fazer os encaminhamentos e exigir que as obras sejam refeitas o mais breve possível”.
Atualmente 32 famílias moram no condomínio residencial Palo Alto, que fica na Avenida Itavuvu, 2.151.

Construção de hipermercado derruba muro de condomínio

tags
denúncia hipermercado itavuvu moradores muro palo alto prefeitura prefeitura de sorocaba queda Sorocaba tauste transtorno
VEJA
TAMBÉM