Dia do Atletismo

Conheça a modalidade de atletismo paralímpico apoiada pelo SMetal

Associação Sorocaba para Desporto de Amputados (ASDA) é apoiada pelo SMetal e treina atletas de futebol e vôlei, além do atletismo

Gabriela Guedes/Imprensa SMetal
Divulgação

Nesta quarta-feira, 9, comemora-se o Dia do Atletismo, data criada para homenagear o esporte considerado por muitos como o esporte-base.

As modalidades do atletismo paralímpico adaptado para Pessoas com Deficiência (PCDs) é um dos tipos de treinos realizados pelo projeto Atletismo Paralímpico, que acontece em parceria com a Associação Sorocaba para Desporto de Amputados (ASDA) e o projeto Criança Feliz.

Atualmente, são cerca de 45 atletas, que treinam duas vezes por semana as modalidades de corrida, lançamentos e saltos.

Em entrevista recente para o Portal SMetal, a atleta Hatieli, que é atual recordista brasileira do lançamento de disco F64, afirmou que não vive sem o esporte, o qual mudou a sua vida. “É um amor que não consigo ficar sem”, conta a atleta de 29 anos.

O projeto é realizado desde 2015 e, em 2022, passou a integrar o escopo da ASDA, entidade apoiada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).

Para o treinador do time de atletismo paralímpico, Willian Santos, apoios como este são muito importantes. “É através desses projetos que as Pessoas com Deficiência se descobrem e reconhecem sua importância para sociedade, que muitas vezes encontram-se desmotivadas e desacreditadas”. Ele conta que com parcerias como esta garante a estrutura para os treinamentos e competições.

Os treinos são realizados no Centro Esportivo da Vila Gabriel, localizado na Zona Norte de Sorocaba, e são sempre adaptados para a deficiência específica de cada atleta, que disputam competições em todos os níveis – local, estadual e nacional.

As principais competições já disputadas são: Campeonato Brasileiro, Campeonatos Paulistas e Etapas Nacionais, além dos Jogos Paralímpicos do Estado de São Paulo.

Sobre a ASDA

O presidente da ASDA, Adilson Nunes (Dinho), conta que a entidade já reabilitou mais de 100 PCDs por meio do esporte. Além do atletismo, a instituição realiza o treinamento de futebol e vôlei adaptados.

O presidente do SMetal, Leandro Soares, explica que o conceito de Sindicato Cidadão envolve a compreensão de que é necessário lutar junto à classe trabalhadora de diversas categorias profissionais, que possuem demandas também diversas.

“Nosso apoio à ASDA tem o objetivo de promover condições para que esses companheiros possam resgatar o protagonismo de sua própria vida, que vai para além de um acidente. O esporte salva vidas”, afirma o presidente, que é um trabalhador PCD da ZF do Brasil.

Dia do Atletismo

Nesta quarta-feira, 9, comemora-se o Dia do Atletismo, data criada para homenagear o esporte considerado por muitos como o esporte-base, por focar em habilidades como corrida, saltos e lançamentos.

O atletismo é a modalidade em que o Brasil mais conquistou medalhas em Jogos Paralímpicos. Ao todo, o país já faturou 170 medalhas na história da competição somando os pódios das provas nas pistas e no campo

O atletismo pode ser praticado por atletas com deficiência física, visual ou intelectual. Há provas de corrida, saltos, lançamentos e arremessos, tanto no feminino quanto no masculino.

*Com informações do Brasil Escola e do Comitê Paralímpico Brasileiro

apoio asda atleta atletismo paralímpico esporte pcd treino