Em assembleia virtual realizada no Portal SMetal entre os dias 15 e 16, segunda e terça-feira, os trabalhadores da Kanjiko, em Sorocaba, aprovaram acordo do Programa de Participação nos Resultados (PPR 2020), além da redução de jornada com estabilidade no emprego garantida até dezembro.
Do total de 550 trabalhadores, 413 (75,09%) participaram da votação, sendo 408 (98,79%) favoráveis ao acordo e apenas 2 (0,48%) contrários. Já 3 (0,73%) funcionários preferiram se abster.
Leandro Soares, presidente do SMetal, comemora o resultado das votações online. “A decisão dos trabalhadores é soberana para o Sindicato. Por isso, a plataforma online que construímos é um sucesso para garantir a participação dos metalúrgicas e metalúrgicas, além de manter todos seguros da contaminação pela Covid-19”.
PPR 2020
O Programa de Participação nos Resultados de 2020 na Kanjiko já teve a primeira parcela paga aos trabalhadores. A segunda parcela está programada para janeiro do próximo ano.
De acordo com Silvio Ferreira, secretário-geral e representante do Sindicato nas negociações com a Kanjiko, o período em que os trabalhadores estiveram em redução de jornada não afetarão os valores a serem pagos no PPR 2020. “É mais uma importante conquista dos trabalhadores garantida pelo SMetal em meio à essa grave crise em que estamos vivendo”, assegura.
Emprego garantido até dezembro
O SMetal também negociou a redução de jornada na empresa, que terá vigência de 30 dias. O acordo aprovado, além de trazer maior rendimento aos trabalhadores do que o previsto na MP 936, garante a manutenção dos postos de trabalho até dezembro. Sem a intermediação do Sindicato, a estabilidade no emprego iria até outubro.
A Kanjiko é fornecedora da montadora Toyota e fica na nova zona industrial de Sorocaba.