Busca
Busca
Veja as fotos

Com a presença de Paulo Betti, Cine SMetal promove acesso à cultura

O encerramento do mês em homenagem ao ator e diretor sorocabano, Paulo Betti, exibiu o curta-metragem “A sombra da terra”

Gabriela Guedes/Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

Durante o mês de setembro, o Cine SMetal reproduziu semanalmente filmes com participação de Paulo Betti

Encerrou na noite da última quinta-feira, dia 28, o mês de homenagem ao ator e diretor sorocabano, Paulo Betti, pelo Cine SMetal. O ator esteve presente e respondeu perguntas da plateia sobre a produção do curta-metragem exibido, “A sombra da terra”.

O curta-metragem foi dirigido por Marcelo Domingues, atual secretário de cultura de Votorantim, que também participou do evento. 

Protagonizado pelo ator Paulo Betti e pela atriz e dançarina sorocabana Andréia Nhur, o curta-metragem narra a história de uma pianista solitária, que em uma noite de chuva e trovoada dá abrigo a um misterioso andarilho que acredita carregar consigo uma espécie de maldição ligada à lua e às tragédias da humanidade. A história é coberta de mistérios e aborda temas humanos como solidão, memória e compaixão.

Maria Vieira, curadora de artes visuais, foi uma das espectadoras que participaram da exibição. Para ela, o projeto cumpre um papel fundamental no que diz respeito a promoção do cinema nacional e da cultura na cidade. “O Cine SMetal está de parabéns por promover este filme, por abrir esta sala e dar essa oportunidade de presenciarmos essa atividade aqui”, disse.

Durante o mês de setembro, o Cine SMetal reproduziu semanalmente filmes com participação de Paulo Betti. A primeira exibição foi de “Cafundó”, no dia 7. O longa-metragem, dirigido por Paulo Betti e Clóvis Bueno, conta a história do curandeiro e líder religioso João de Camargo, com bate-papo com Maurício Toco, historiador e músico independente.

Já no dia 14 foi a vez de “A Fera na Selva”, baseado livremente na obra do escritor norte-americano Henry James, com direção e atuação de Paulo Betti e Eliane Giardini. A convidada da edição foi Janice Vieira, bailarina, coreógrafa e musicista.

No dia 21, o Cine SMetal recebeu um bate-papo especial virtual com o ator e diretor Caio Blat sobre “O Debate”, filme baseado no livro homônimo escrito por Guel Arraes e Jorge Furtado, com Paulo Betti e Débora Bloch. Houve participação do ator Caio Blat através de vídeo.

Paulo Betti

Filho de benzedeira e nascido em Rafard, no interior de São Paulo, o ator viveu sua juventude na Vila Leão, em Sorocaba. Posteriormente, se mudou à São Paulo com sua primeira esposa, a atriz Eliane Giardini, onde interpretou papéis de destaque em novelas como Carmem (1987), Tieta (1989) e A Indomada (1997).

Renata Rocha, curadora e mediadora do Cine SMetal, afirma que é uma honra ressalta que o Cine SMetal quer dar voz e visibilidade ao cinema brasileiro. “E, por isso, o nome dele foi o primeiro que tínhamos em mente para essa homenagem tão merecida”, diz.

Cine SMetal

O Cine SMetal acontece todas as quintas-feiras, a partir das 19h, no auditório do SMetal. A entrada é gratuita, mas o Sindicato dos Metalúrgicos pede a quem puder contribuir a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado ao Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS).

O evento também conta com emissão de certificado de horas complementares para estudantes que participarem. E, além do SMetal, o Cine também recebe apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Sorocaba, e da Casa da Frida.

Interessados em exibir produções cinematográficas no Cine SMetal podem entrar em contato pelo WhatsApp (15) 99707-0999 ou e-mail [email protected], para falar com a curadora Renata Rocha. O SMetal está localizado na Rua Júlio Hanser, 140, próximo a Rodoviária.

Confira as fotos do Cine SMetal especial com participação do Paulo Betti
Foguinho/Imprensa SMetal
tags
Cine SMetal Cinema Cultura fotos Paulo Betti sindicato video
VEJA
TAMBÉM