CULTURA

Cine SMetal homenageia Paulo Betti em programação especial de setembro

Estão previstas exibições gratuitas de “Cafundó”, “A Fera na Selva”, “O Debate” e “A Sombra da Terra”; ator participará de bate-papo no dia 28

Carol Fernandes (Portal Porque)

No dia 28, Paulo Betti estará no Sindicato dos Metalúrgicos para exibição e bate-papo de “A Sombra da Terra”, curta-metragem dirigido por Marcelo Domingues

Com título de cidadão sorocabano, o ator, autor e diretor Paulo Betti será homenageado na programação de setembro do Cine SMetal. Durante o mês, serão exibidos filmes com participação do artista nas telas e nos bastidores. As sessões acontecerão às quintas-feiras, a partir das 19h, no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).

Nascido em Rafard, também no interior de São Paulo, Paulo Betti viveu em Sorocaba durante a juventude e, no município, conheceu a atriz e sua primeira esposa Eliane Giardini. Juntos, eles foram à capital paulista para trabalhar com arte. Na TV, interpretou papéis de destaque em novelas como Carmem (1987), Tieta (1989) e A Indomada (1997).

Renata Rocha, curadora e mediadora do Cine SMetal, afirma que é uma honra “homenagear um artista tão completo” como o Paulo Betti, que atuou em mais de 40 obras apenas no teatro. “Paulo Betti sempre foi um artista que levou o nome de Sorocaba por onde esteve. Então, nada mais justo que ele seja homenageado por aqui. O Cine SMetal quer dar voz e visibilidade ao cinema brasileiro e, por isso, o nome dele foi o primeiro que tínhamos em mente para essa homenagem tão merecida”, diz.

Programação recebe Paulo Betti no dia 28

A primeira exibição será de “Cafundó”, no dia 7. O longa-metragem, dirigido por Paulo Betti e Clóvis Bueno, conta a história do curandeiro e líder religioso João de Camargo. Após o filme, o Cine SMetal terá um bate-papo com Maurício Toco, historiador e músico independente.

Já no dia 14 será a vez de “A Fera na Selva”, baseado livremente na obra do escritor norte-americano Henry James, com direção e atuação de Paulo Betti e Eliane Giardi. A convidada da edição será Janice Vieira, bailarina, coreógrafa e musicista.

No dia 21, o Cine SMetal receberá um bate-papo especial virtual com o ator e diretor Caio Blat sobre “O Debate”, filme baseado no livro homônimo escrito por Guel Arraes e Jorge Furtado, com Paulo Betti e Débora Bloch.

O Cine SMetal encerra as homenagens do mês no dia 28, com participação presencial de Paulo Betti no Sindicato dos Metalúrgicos, para exibição e bate-papo de “A Sombra da Terra”, curta-metragem dirigido por Marcelo Domingues.

Sobre o Cine SMetal

O Cine SMetal acontece sempre às quintas-feiras, no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos, com o objetivo de ampliar o acesso dos trabalhadores e trabalhadoras a atividades e espaços culturais em Sorocaba e Região.

A entrada é gratuita, mas o Sindicato dos Metalúrgicos pede a quem puder contribuir a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado ao Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS). O evento também conta com emissão de certificado de horas complementares para estudantes que participarem.

Além do SMetal, o projeto também recebe apoio do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), campus Sorocaba, e da Casa da Frida.

Interessados em exibir produções cinematográficas no Cine SMetal podem entrar em contato pelo WhatsApp (15) 99707-0999 ou e-mail [email protected], para falar com a curadora Renata Rocha.

O SMetal está localizado na Rua Júlio Hanser, 140, próximo a Rodoviária.

Cine SMetal Cinema Cultura gratuito Paulo Betti