Em assembleia realizada na manhã desta quarta-feira, 24, os metalúrgicos da Clesse conquistaram um Programa de Participação nos Resultados 2023 (PPR) 136,25% maior que no ano anterior.
O acordo, negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), será pago ainda em abril.
O dirigente do SMetal e responsável pelas negociações com a fábrica, Alessandro Marcelo Nunes (Marcelinho), explica que o acordo só foi possível pela alta da produtividade dos trabalhadores.
“O PPR é uma forma dos metalúrgicos terem o retorno do próprio trabalho deles. E, claro, sem um Sindicato atuante, que garanta negociações como esta, não é possível conquistar benefícios como este”, ressalta o dirigente.
Marcelinho ainda explica que em breve será organizada uma comissão composta por trabalhadores para iniciar as negociações do PPR de 2024.
A Clesse tem cerca de 80 trabalhadores, fabrica reguladores e acessórios para gás e fica no Iporanga, em Sorocaba.
Leia mais: Saiba se você paga Imposto de Renda sobre o PPR
Outras negociações
Além da conquista do vale-refeição, em 2023 o SMetal garantiu, junto aos trabalhadores, um aumento de 6,14% nos salários e um acordo de Programa de Participação nos Resultados 14,29% maior que o ano anterior.
Neste ano, os metalúrgicos da Classe conquistaram o vale-alimentação, que havia sido suspenso desde a mudança de sede da empresa.