Busca
Campanha Salarial

Trabalhadores da Clesse aprovam reajuste de 6,14% nos salários

Acordo negociado pelo SMetal garante ainda renovação de todas as cláusulas sociais que constam na CCT, como auxílio-creche e adicional noturno maior que na CLT

Daniela Gaspari / Imprensa SMetal
Daniela Gaspari/Imprensa SMetal

Assembleia com os trabalhadores da Clesse aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 30

Dando continuidade às negociações individuais da Campanha Salarial 2023, foi aprovada na manhã desta segunda-feira, 30, proposta de reajuste salarial e renovação das cláusulas sociais na Clesse, em Sorocaba. O acordo foi negociado pela diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e garante reajuste de 6,14% no salário retroativo a setembro, que representa a reposição total da inflação (de 4,06%) mais 2% de aumento real.

De acordo com o dirigente sindical Alessandro Marcelo Nunes (Marcelinho), responsável pelas discussões com a Clesse, as cláusulas sociais seguem conforme as existentes na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) do Grupo 8.3, no qual a empresa está cadastrada.

“Devido à morosidade, decidimos negociar por empresa para que o trabalhador não fosse prejudicado com o descaso das bancadas patronais. Com o acordo individual, todos os direitos seguem valendo normalmente, como auxílio-creche, adicional noturno maior que na CLT e o direito à estabilidade pré-aposentadoria e ao trabalhador acidentado”, explicou.

Na assembleia, os trabalhadores aprovaram ainda o desconto da taxa negocial referente ao acordo da data-base. Estão em Campanha Salarial cerca de 211 mil metalúrgicos da CUT no Estado de São Paulo, sendo aproximadamente 45 mil na base do SMetal Sorocaba.

Benefícios estão em negociação

Marcelinho informou ainda sobre o andamento de negociações específicas dos trabalhadores, como implantação de um vale-compras e do transporte fretado.

“A empresa está fazendo os devidos orçamentos sobre a possibilidade de implantação dos benefícios ainda para o próximo ano. Agora no mês de novembro, queremos voltar a discutir essa questão e também finalizar as negociações do Programa de Participação nos Resultados, juntamente com a Comissão”, informou.

A Clesse tem cerca de 80 trabalhadores, fabrica reguladores e acessórios para gás e fica no Iporanga, em Sorocaba.

tags
campanha clesse marcelo reajuste salarial salário sindicato Sorocaba
VEJA
TAMBÉM