Busca
Eleições sindicais

Chapa 1 vence primeiro turno e elege representantes em 54 fábricas

A Chapa 1, ligada à direção atual do SMetal, elegeu, nesta sexta, 21, representantes nas 54 fábricas onde houve votação no 1º turno das eleições da categoria. Em apenas duas fábricas houve oposição

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal
Apuração foi realizada na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, em Sorocaba, na noite desta sexta-feira, dia 21

Apuração foi realizada na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, em Sorocaba, na noite desta sexta-feira, dia 21

A Chapa 1, ligada à direção atual do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, elegeu representantes em 54 fábricas no primeiro turno das eleições da categoria. A votação aconteceu de quarta a sexta-feira desta semana. A apuração dos votos foi realizada na noite de sexta, na sede do Sindicato.

Em apenas duas fábricas, na Flextronics e na ZF do Brasil, houve disputa com chapas de oposição, chamadas de Chapa 2. Mas em ambos os casos a Chapa 1 foi vitoriosa.

Na Flex a Chapa 1 teve 663 votos, contra 214 da oposição. Houve também 24 votos nulos e 4 em branco. Na ZF, a Chapa 1 venceu por 486 a 404, com 14 nulos e 7 brancos.

Nas demais 52 empresas a eleição ocorreu com chapa única, pois somente dirigentes atuais ou apoiadores do trabalho da atual direção se candidataram. Cerca de 50% dos membros da Chapa 1 já são diretores. A outra metade se elegeu pela primeira vez.

Dos 14.023 mil eleitores listados neste primeiro turno, 9.931 foram às urnas nas 54 fábricas e os integrantes da Chapa 1, somados, receberam 8.928 votos, o que representa 89,9% dos votos apurados.

Comitês sindicais
Os metalúrgicos eleitos neste primeiro turno formam os chamados Comitês Sindicais de Empresa (CSE) e passam a fazer parte da Diretoria Plena do SMetal, que se reúne periodicamente para debater as ações sindicais realizadas e sugerir novos encaminhamentos.

No segundo turno das eleições, dias 19, 20 e 21 de março, metalúrgicos sindicalizados de todas as fábricas da região vão escolher o presidente e demais cargos da Direção Executiva e dos Conselhos que dirigem o SMetal no dia a dia.

Somente representantes eleitos em primeiro turno podem formar chapas para concorrer aos cargos no segundo turno.

Ademilson Terto da Silva, reeleito membro do CSE no Grupo Schaeffler nesta sexta, é pré-candidato à reeleição para presidente do Sindicato no segundo turno.

Confira abaixo o edital de apuração das eleições, com os nomes de todos os membros de CSE eleitos nesta sexta-feira.

Apuração na sede do SMetal terminou por volta das 23h nesta sexta-feira, 21

tags
1º turno chapa 1 comites sindicais CSE eleições sindicais Metalúrgicos Sorocaba
VEJA
TAMBÉM