O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) realizou assembleias de mobilização da Campanha Salarial 2016 em mais seis empresas nesta semana: Comap, Grupo Schaeffler, Metalac, Prysmian, Sibrol e Cascadura.
Desde junho, os dirigentes do SMetal estão nas portas das fábricas convocando os metalúrgicos a se unirem contra a retirada de direitos e o retrocesso nas cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria.
Na terça-feira, dia 6, foi realizada assembleia com os trabalhadores da Comap e na quinta-feira, 8, com o Grupo Schaeffler. Já na sexta-feira, dia 9, foi a vez dos metalúrgicos da Metalac, Prysmian, Sibrol e Cascadura serem alertados sobre os desafios da campanha deste ano. Todas estão instalas em Sorocaba.
Nas assembleias, os dirigentes do SMetal têm criticado ainda o ataque aos direitos trabalhistas que governo golpista de Michel Temer (PMDB) vem anunciando nas últimas semanas. A terceirização da atividade-fim, a reforma trabalhista e da previdências são algumas dessas medidas que afetam diretamente o trabalhador.
O tema da Campanha Salarial este ano é “Sem pato, sem golpe, por mais empregos e direitos” e possui cinco eixos principais: não à terceirização e à perda de direitos; estabilidade e geração de empregos; reposição integral da inflação mais aumento real, valorização dos pisos e jornada semanal de 40 horas.