Busca
Busca
Reajuste e direitos

Campanha Salarial: 96% da categoria possui Convenção ou Acordo Coletivo

Aproximadamente 2250 metalúrgicos de 121 empresas do Grupo 10 estão contemplados com reajuste salarial e cláusulas sociais negociadas pelo Sindicato. Todos os Acordos e Convenções Coletivas são disponibilizados no Portal SMetal (acesse aqui)

Imprensa SMetal
Divulgação
“Campanha Salarial 2021 é + salário, + vacina, + emprego, + direitos, + unidade

“Campanha Salarial 2021 é + salário, + vacina, + emprego, + direitos, + unidade

Desde 2017, de forma transparente e democrática, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) divulga, todos os anos, os Acordos e Convenções Coletivas de Trabalho da Campanha Salarial e, em 2021, não seria diferente. As CCTs negociadas com as bancadas patronais já estão disponíveis no Portal SMetal e os acordos com as empresas do Grupo 10 são disponibilizados conforme assinados pelas empresas e devolvidos à entidade.

Até o momento, há acordos com 49 empresas no site do Sindicato (acesse aqui). Mas, no total, são aproximadamente de 2.250 trabalhadores de 121 fábricas do Grupo 10 contemplados com reajuste salarial igual ou superior à inflação, de 10,42% (INPC), e cláusulas sociais previstas na CCT, que é uma das poucas ferramentas de proteção aos direitos dos trabalhadores que ainda existem.

Ao todo, 96% da categoria foi beneficiada com as negociações da Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP) e do SMetal Sorocaba até agora. “Não tem sido nada fácil, mas com certeza é uma grande conquista em prol dos trabalhadores e trabalhadoras que confiam no nosso trabalho na defesa dos seus direitos”, lembra o presidente do SMetal, Leandro Soares.

Segundo ele, o Sindicato dos Metalúrgicos continua negociando acordos com empresas do Grupo 10 e reforça a importância da denúncia para que os dirigentes consigam chegar a 100% da categoria contemplada. O G10 é composto principalmente por pequenas e microempresas, além de oficinas mecânicas.

Trabalhadores de empresas que se recusam a fechar acordo da Campanha Salarial 2021 ou que ainda não aplicaram o reajuste em 2021 devem denunciar aos dirigentes do SMetal pelo telefone (15) 3334-5400, pelo WhatsApp (15) 99714-9534 ou pelo Portal SMetal, no campo ‘Denuncie’. O sigilo do trabalhador é garantido.

Conheça seus direitos

Conhecer e cobrar que seus direitos sejam respeitados é um papel não só dos Sindicatos, como também dos trabalhadores. É por isso que, em 2017, o SMetal passou a disponibilizar a íntegra dos Acordos Coletivos de Trabalho no seu Portal, além das CCTs.

“Quando o trabalhador conhece seus direitos, ele sabe quando e como solicitar a ajuda do Sindicato e não deixar ser passado para trás em algumas situações. Desde que a Reforma Trabalhista e outros ataques aos direitos da classe trabalhadora passaram a valer, a Convenção Coletiva e os acordos do Grupo 10, que têm o mesmo efeito, se tornaram uma das poucas ferramentas que efetivamente protegem o trabalhador no local de trabalho”, explica o secretário-geral do SMetal, Silvio Ferreira.

E completa: “lógico que o reajuste no salário é importante, ainda mais diante dos preços altíssimos que temos encontrado no dia a dia. Mas ampliar e manter os nossos direitos também é, pois é o que inibe os patrões de fazerem o que quiserem no local de trabalho, sejam horas extras exaustivas, demitir sem causa ou até mesmo lesionar os trabalhadores. Conheça seus direitos e, qualquer irregularidade, denuncie ao Sindicato”.

tags
acordo balanço campanha coletiva convenção direito fem grupo 10 reajuste salarial SMETAL Sorocaba
VEJA
TAMBÉM