Sorocaba

Banco de Alimentos tem queda na arrecadação; saiba como ajudar

As doações caíram mais de 20% no primeiro semestre de 2023; entidade atende 80 instituições. Confira como ajudar o BAS no combate à fome na região de Sorocaba

Gabriela Guedes / Imprensa Banco de Alimentos de Sorocaba
Divulgação Banco de Alimentos

A arrecadação do Banco de Alimentos de Sorocaba alimentos caiu 22,5% no primeiro semestre de 2023, comparado ao semestre anterior

O Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS) passa por um momento difícil. A arrecadação de alimentos caiu 22,5% no primeiro semestre de 2023 comparado ao semestre anterior, em 2022, e faz apelo para aumentar doações. O Banco tem 80 entidades cadastradas para serem atendidas, mas a organização não tem dado conta da demanda devido à queda de doações.

Apesar de Sorocaba ser uma das cidades mais ricas do país, sendo o 7º maior Produto Interno Bruto (PIB) do interior, com R$ 36,7 bilhões, a distribuição dessa riqueza ainda é muito limitada. Por exemplo, segundo dados da Vigilância Socioassistencial, 36.256 pessoas vivem na extrema pobreza na cidade. Isto é, vivem com até R$89,00 per capita, e 15.728 pessoas vivem na pobreza com entre R$89,00 e R$178,00 per capita por mês, o que demonstra que mais de 50 mil pessoas não têm acesso à alimentação adequada.

Por isso, as principais demandas de doação são de alimentos básicos como arroz, feijão, óleo, farinha, leite, além de produtos como papel higiênico, pasta de dente e sabonete, para atender às famílias e entidades assistidas pelo Banco.

Segundo Meire Ellen Rodrigues, assistente social do BAS, outras formas de doação também são bem-vindas. “Além da doação de alimentos, também buscamos contribuições através do Imposto de Renda e Nota Fiscal Paulista”.

Sobre projetos sociais do BAS

Doações também ajudam a manter os projetos sociais do Banco que, além de promover a alimentação adequada, buscam envolver os assistidos em outros tipos de atividade que fortalecem a segurança alimentar de forma integral. O projeto Alimentando a Cidadania – Capacitando Lideranças, em parceria com a Secretaria de Cidadania (SECID), por exemplo, além de distribuir os alimentos nos bairros de Sorocaba, forma lideranças comunitárias. Outro projeto é o Chef Aprendiz, para jovens de 11 a 16 anos, onde os alunos aprenderam a armazenar e cozinhar alimentos saudáveis e de qualidade.

Sobre o BAS

O Banco de Alimentos de Sorocaba foi fundado em 2005, inspirado na campanha Natal Sem Fome, organizado pelo SMetal desde 1994, e é mantido pelo Sindicato até hoje.

“Agradecemos aos parceiros que seguem nos ajudando, pois é fundamental que todos contribuam com o combate à fome e a promoção da Segurança Alimentar, que é uma necessidade para a nossa região e o BAS está à disposição para fazer esse enfrentamento”, afirma Meire Ellen.

Como doar

– Para doar em dinheiro, você pode transferir para o PIX: 08741511000176 (CNPJ)
– Para doar alimentos, entre em contato através do telefone (15) 97400-0206
– Para doar através do Imposto de Renda, basta escolher o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Votorantim, que é transferido para o Fundo Municipal do Direito da Criança e do Adolescentes (Funcad Votorantim), no qual o BAS é cadastrado.

É preciso enviar um e-mail com o comprovante de pagamento da DARF gerada pelo sistema para [email protected] e para [email protected].

Assista ao vídeo que explica como doar através da Nota Fiscal Paulista:

Alimentos arrecadação banco bas comida Distribuição doação queda sindicato Sorocaba