Com estabilidade no emprego até dezembro, os trabalhadores da Sanoh do Brasil aprovaram o acordo de redução de jornada negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal). Na assembleia virtual, também teve a aprovação do Programa de Participação nos Resultados (PPR 2020) e outros itens.
A votação online, que aconteceu entre os dias 15 e 16 de junho (segunda e terça-feira), contou com a participação de 38 dos 40 trabalhadores com direito a voto, que representa 95%. Desses, 37 (97,37%) votaram a favor do acordo e apenas 1 (2,63%) preferiu se abster. Não tiveram votos contrários à proposta.
PPR 2020
O Programa de Participação nos Resultados terá a primeira parcela paga em junho de 2020. Já a segunda parcela está prevista para janeiro do ano que vem. Sobre as metas de 2020, serão consideradas apenas o absenteísmo individual.
Na negociação, o Sindicato garantiu ainda que o período em que os trabalhadores ficaram em redução de jornada não afetará os valores a serem pagos pelo PPR.
Estabilidade até dezembro
Na votação virtual, os trabalhadores aprovaram também a redução de jornada e salários, a ser aplicadas entre junho e julho deste ano. O acordo garantiu que o rendimento dos metalúrgicos seja superior que ao que seria se fosse aplicada apenas a Medida Provisória 936, do governo federal.
O principal ponto do acordo construído pelo Sindicato junto à empresa foi a garantia de estabilidade no emprego até dezembro, tempo também superior ao que prevê a MP 936. Sem a intermediação Sindicato, os trabalhadores teriam estabilidade apenas até outubro.
Para o secretário-geral do SMetal, Silvio Ferreira, é fundamental garantir os empregos nesse momento de crise causado pela pandemia do novo coronavírus. “Sabemos que a economia está sendo afetada por essa crise e o maior temor é a perda do emprego. Por isso, o Sindicato tem o compromisso de lutar pelos trabalhadores, buscando a manutenção dos postos de trabalho e renda no bolso da categoria”.
A Sanoh do Brasil fabrica tubulação para condução de fluídos automotivos para veículos da Toyota e fica na nova zona industrial.