Busca
Busca
SOLIDARIEDADE

Apelo global: Natal Sem Fome está alinhado aos ODS da ONU

Ao apoiar a campanha, pessoas físicas e jurídicas contribuem para quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; são aceitas doações em recursos financeiros e alimentos não perecíveis

Carol Fernandes/Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

Com o tema “Reconstruindo a esperança”, o Natal Sem Fome 2023 segue com arrecadações até 18 de dezembro

Erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, redução das desigualdades, saúde e bem-estar. Essas são algumas das pautas defendidas há mais de 20 anos pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) no Natal Sem Fome e que estão presentes, também, no apelo global à ação da Organização das Nações Unidas (ONU).

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como são chamados, foram definidos em 2015 por 193 estados-membros da ONU para que “ninguém no mundo fosse deixado para trás”. As metas consistem em acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

No Brasil, são 17 ODS para atingir a Agenda 2030 no país. Desses, quatro estão relacionados à atuação do Natal Sem Fome. O primeiro deles é o Objetivo 1, de acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares. Ao desenvolver a ação diretamente com famílias em situação de vulnerabilidade social em Sorocaba e região durante a temporada de Natal, o SMetal garante uma mobilização significativa de recursos e cria marcos políticos sólidos em torno da causa.

Também está alinhado ao Natal Sem Fome o Objetivo 2, de acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição, além de promover a agricultura sustentável. Com a distribuição de cestas básicas, a campanha garante o acesso a alimentos seguros e nutritivos àqueles que mais necessitam, especialmente crianças e pessoas idosas.

Já ao escolher uma data significativa como o Natal para a realização das ações, a campanha do SMetal contribui para o Objetivo 3, de assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades. E, ao empoderar e promover a inclusão social, o Natal Sem Fome é relacionado ao Objetivo 10, sobre reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

Saiba como contribuir com o Natal Sem Fome 2023

Com o tema “Reconstruindo a esperança”, o Natal Sem Fome 2023 segue com arrecadações até 18 de dezembro. Empresas interessadas em contribuir com a campanha e, assim, fortalecer as ODS, podem se tornar um ponto de arrecadação do Natal Sem Fome, doar alimentos não perecíveis (como arroz, feijão, óleo, leite em pó, macarrão e enlatados), além de contribuir financeiramente através da chave PIX: 08.741.511/0001-76 (Caixa Econômica Federal).

Mais informações pelo WhatsApp (15) 99714-9534. Saiba mais sobre pontos de coleta de alimentos (clique aqui).

tags
Natal Sem Fome Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) organização das nações unidas
VEJA
TAMBÉM