Solidariedade

Natal Sem Fome tem mais de 20 pontos de coleta de alimentos; confira como doar

Campanha arrecada alimentos não perecíveis até dia 18 de dezembro, e serão destinados às entidades assistidas pelo Banco de Alimentos

Gabriela Guedes/Imprensa SMetal
Daniela Gaspari/Imprensa SMetal

A Campanha Natal sem Fome acontece desde 1994 por iniciativa do SMetal.

A campanha Natal Sem Fome 2023 – Reconstruindo a esperança teve início no último sábado, 11, e já tem pontos de coleta de alimentos espalhados pela cidade de Sorocaba.

Para ajudar a campanha, basta encaminhar alimentos não perecíveis, como arroz, feijão, óleo, leite em pó, macarrão, enlatados, entre outros itens, para os pontos fixos de coleta da campanha. [Confira abaixo o ponto mais próximo]

Além disso, é possível contribuir financeiramente através da chave PIX: 08.741.511/0001-76 (Caixa Econômica Federal) ou lendo o QRCode abaixo.

Outra forma de ajudar, é sendo voluntário da campanha, tanto nos dias de arrecadação, quanto nos dias de distribuição para as famílias e entidades, que serão nos dias 21 e 22 de dezembro.

“Quem quiser, também pode abrigar um ponto fixo da coleta em seu empreendimento ou entidade. Todos estão convidados a contribuir!”, afirma o coordenador da campanha e dirigente do SMetal, Marcelo Silva.

Sobre o Natal sem Fome

A Campanha Natal sem Fome acontece desde 1994 por iniciativa do SMetal. Por 18 anos consecutivos, entre 1994 e 2012, a ação foi realizada na cidade e, foi suspensa por conta do crescimento econômico do país, que tirou milhões de pessoas da miséria. Em 2017, com o aumento do número de pessoas passando fome ou em situação de insegurança alimentar, o SMetal voltou a realizar a Campanha.

A campanha tem como objetivo arrecadar alimentos não perecíveis, que serão entregues para famílias em situação de vulnerabilidade social da região durante a temporada de Natal.

Neste ano, a arrecadação, que vai até 18 de dezembro, será transformada em cestas básicas e distribuídas para as cerca de 80 entidades cadastradas no BAS, nos dias 21 e 22 de dezembro. A campanha conta com o apoio do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).

Em 2022, a campanha arrecadou e doou 46 toneladas de alimentos, além de R$24 mil e aproximadamente 4500 livros infantis, gibis, literatura e poesia junto às cestas. A meta deste ano é superar essa arrecadação.

Sobre o Banco de Alimentos de Sorocaba

O BAS é uma entidade mantida pelo SMetal, que atua o ano todo na arrecadação, higienização e distribuição de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social na região de Sorocaba, com o objetivo o combate ao desperdício de alimentos e na promoção da segurança alimentar.

O presidente do BAS e dirigente do SMetal, Tiago Almeida do Nascimento, enfatiza que é preciso pensar além das campanhas específicas para ajudar quem mais precisa.  De acordo com a Rede PENSSAN, são mais de 21 milhões de pessoas em todo país que não têm o que comer diariamente. Somente em Sorocaba, 51.984 pessoas possuem renda entre R$89,00 e R$178,00 per capita mensais, ou seja, não têm acesso à alimentação adequada.

“Com o golpe de 2016 e com o governo Bolsonaro, retrocedemos muito e a fome passou a fazer parte do dia a dia das famílias. O Natal Sem Fome e o trabalho diário do BAS é apenas um alívio momentâneo. Nós continuamos na luta por políticas públicas que tragam dignidade para as pessoas, garantindo emprego, renda e um prato de comida na mesa. Esse é o compromisso social do SMetal todos os dias”, destaca Tiago.

Pontos de coleta de alimentos

Sede do SMetal (Rua Julio Hanser, 140, Lageado)

Clube de Campo dos Metalúrgicos

Banco de Alimentos de Sorocaba