Busca
Economia

Anfavea confirma reação do mercado com corte do IPI

As vendas de veículos em julho deste ano tiveram crescimento de 18% em comparação com o mesmo período de 2011.

Imprensa SMetal

O mês de julho foi o segundo melhor da história para a venda de veículos no país. Atrás apenas de dezembro de 2010, quando foi registrada a histórica marca de 381,6 mil unidades emplacadas. As vendas de veículos em julho deste ano tiveram crescimento de 18% em comparação com o mesmo período de 2011.

No total, foram vendidas 364,2 mil unidades no mês passado – entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. Os números foram divulgados pela Anfavea, em entrevista coletiva, nesta segunda-feira, dia 6.

A entidade que representa as montadoras confirmou a reação do mercado, após o pacote de estímulo à industria automobilística que, entre outras medidas, incluiu o corte no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Crescimento anual
De acordo com previsão da Anfavea, o volume de produção este ano, que já chegou a ser de 8,5% menor do que em 2011, deverá fechar 2012 com 2% a mais em comparação com o ano passado.

“O mês de agosto deverá ser ainda melhor do que o de julho, porque além de ter mais dias úteis, é último mês de vigência do decreto que reduz o IPI”, comenta Fernando Lima, economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), subseção dos metalúrgicos de Sorocaba.

tags
anfavea Economia produção veículos
VEJA
TAMBÉM