Uma mesa posta de café da manhã com frutas, pães com margarina e garrafas de café com e sem leite. Foi assim que o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) deu início na manhã desta quarta-feira, 30, ao Natal Sem Fome 2024. Os munícipes que passaram por volta das 7h às 10h pela praça Coronel Fernando Prestes, na região central da cidade, puderam desfrutar das comidas gratuitamente e, ainda, receber informações sobre a campanha, que neste ano tem como tema “Alimentar famílias e nutrir sonhos”.
A iniciativa é promovida desde 1994 pelo SMetal, e recebe apoio do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). Por 18 anos consecutivos, entre 1994 e 2012, a ação foi realizada em Sorocaba e região e, de 2013 a 2016, foi suspensa por conta do crescimento econômico do país, que tirou milhões de pessoas da miséria. Em 2017, com o aumento do número de pessoas passando fome ou em situação de insegurança alimentar, o Sindicato voltou a realizar o Natal Sem Fome.
Neste ano, é possível contribuir com o Natal Sem Fome de três formas: doando alimentos não perecíveis, livros ou contribuindo financeiramente por meio do Pix [email protected]. As doações serão transformadas em cestas básicas e distribuídas para as famílias atendidas por entidades cadastradas no Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS).
Sindicato Cidadão
Durante a ação na praça, o presidente do SMetal, Leandro Soares, destacou que essa é a 26ª edição da campanha, realizada pela entidade por meio do Sindicato Cidadão. “Estamos aqui, com este ato simbólico, para denunciar a fome e a miséria que ainda afetam tantas famílias em nosso país e, particularmente, em Sorocaba. Convidamos a todos para conhecerem o Banco de Alimentos, nosso parceiro na luta pela dignidade e contra a fome”, disse.
Já o secretário de organização do SMetal e vereador eleito, Izídio de Brito, ressaltou a importância de políticas públicas para a erradicação da fome. “Por toda a cidade, encontramos pessoas passando necessidade e fome, enquanto o prefeito insiste em dizer que tem feito de tudo. São 138 mil pessoas que não conseguem fazer três refeições diárias”, afirmou. Para ele, é inconcebível que Sorocaba não tenha políticas sociais “permanentes e transformadoras” para a população.
O presidente do BAS e secretário de administração e finanças do SMetal, Tiago do Nascimento, convidou a população presente a ser solidária e ajudar o próximo. “Enquanto você toma seu café aqui hoje, há pelo menos 2,5 milhões de pessoas neste país sem nada para comer em suas mesas, sem comida em suas casas”, disse.
Serviço
Natal Sem Fome 2024
Pontos de coleta de alimentos
Sede do SMetal (Rua Julio Hanser, 140, Lageado)
Banco de Alimentos de Sorocaba (R. Terêncio Costa Dias, 300 – Parque Santa Isabel)
Pix para doação: [email protected]
Mais informações
E-mail: [email protected]
WhatsApp: (15) 99153-9662