Na manhã desta terça-feira, 29, representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e da metalúrgica Metalac estiveram na Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) em Sorocaba para discutir projetos futuros.
O SMetal foi representado pelos diretores executivos Antônio Welber Filho (Bizu) e Izídio de Brito, vereador eleito para o mandato 2025-2028 e atual secretário de organização do Sindicato. A agenda foi organizada para que a Metalac apresentasse projetos e planos de expansão da planta de Sorocaba.
Durante a reunião, os representantes da Metalac detalharam a linha de produtos, principais clientes e atividades da fábrica. A empresa busca ampliar sua atuação que hoje abrange a produção de autopeças para veículos e, também, para o setor aeroespacial.
A Metalac, por exemplo, é responsável pela produção de parafusos para partes específicas de aeronaves Boeing e Airbus. “Estamos sempre debatendo a possibilidade de trazer novos negócios para o Brasil”, disse Rodrigo Egea, presidente da Metalac no país. A empresa, com sede em Sorocaba, é de capital americano e pertence ao grupo SPS Technologies.
A expansão dos negócios, segundo Izídio de Brito, pode trazer benefícios para Sorocaba, como geração de empregos, renda e investimento em tecnologia. “O SMetal participa desse diálogo porque a expansão de uma metalúrgica pode representar um futuro positivo para a cidade,” explica Izídio de Brito.
Além de facilitar as conversas, o sindicato também está atento às questões ambientais. “Precisamos garantir que a responsabilidade ambiental esteja nos planos frente aos possíveis investimentos em nossa cidade”, reforça Bizu.
Localizada na Avenida Itavuvu, 4690, na Zona Norte, a Metalac integra o Grupo 3 e possui 303 trabalhadores em seu quadro de funcionários.