Busca
Manifestação

15 mil aprovam pauta da classe trabalhadora

Mais de 15 mil trabalhadores de Sorocaba participaram na manhã desta quinta-feira, dia 11, de uma manifestação no Parque das Águas. Os manifestantes agora seguem em passeata até o centro

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal
Durante a assembleia, os trabalhadores aprovaram todos os dez pontos da pauta

Durante a assembleia, os trabalhadores aprovaram todos os dez pontos da pauta

Mais de 15 mil trabalhadores de Sorocaba de diversas categorias participaram na manhã desta quinta-feira, dia 11, de uma manifestação no Parque das Águas, no Jardim Abaeté. Por volta das 9h40, os trabalhadores aprovaram todos os dez pontos da pauta elaborada pelas centrais sindicais e decidiram seguir em passeata pela avenida Dom Aguirre até o centro da cidade.

Além de membros de movimentos sociais como ContraCatraca e Levante Popular da Juventude, participaram do protesto trabalhadores e seus representantes sindicais das seguintes categorias: metalúrgico, químico, condutores, vestuários, alimentação, comércio, papel e papelão, hotéis e restaurantes.

O protesto faz parte do Dia Nacional de Luta, organizado pelas centrais sindicais e movimentos sociais populares e prevê a realização de greves e mobilizações em todo o país.

A concentração dos manifestantes começou por volta das 4h30 e às 9 horas, segundo os organizadores, já reunia entre 15 e 20 mil pessoas. Durante a assembleia, os trabalhadores aprovaram todos os dez pontos da pauta que, entre outros itens, inclui o fim do fator previdenciário, redução da jornada de trabalhão sem redução de salários, democratização da mídia e fim do projeto de lei 4.330 que pretende ampliar a contratação de trabalhadores terceirizados.

O ato foi pacífico e organização do protesto disponibilizou água e frutas aos manifestantes, além de banheiros químicos no local. Durante a assembleia, o trânsito no entorno do Parque das Águas ficou liberado.

À tarde, às 17 horas, trabalhadores e dirigentes de várias centrais sindicais e militantes de movimentos sociais deverão fazer um ato unificado na praça Coronel Fernando Prestes, no Centro.

Em Sorocaba, o Dia Nacional de Luta está sendo organizado por dezesseis centrais sindicais e movimentos sociais. O objetivo do ato nacional é destravar a pauta da classe trabalhadora no Congresso Nacional.

Participam do Dia Nacional de Luta em Sorocaba os sindicatos filiados às centrais sindicais CUT, Força Sindical, CTB, CSB, Conlutas, Intersindical, Nova Central e UGT. Também fazem parte da coordenação local diversos movimentos sociais como o Levante Popular da Juventude, ContraCatraca, Fórum Social Sorocaba e DCE da Uniso.

A concentração dos manifestantes começou por volta das 4h30 no Parque das Águas (Foto: Foguinho/ Imprensa SMetal)

Manifestantes seguiram em passeata rumo ao centro da cidade (Foto: Foguinho/ Imprensa SMetal)

tags
Centrais Sindicais cut Dia Nacional de Luta manfiestação pauta classe trabalhadora protesto
VEJA
TAMBÉM