Busca
Saúde do Trabalhador

10ª Sesispat teve palestras, teatro em porta de fábrica e exames preventivos

A 10ª Sesispat, promovida pelo Sindicato dos Metalúrgicos (SMetal), foi realizada entre os dias 10 e 15 de novembro e contou com palestras, debates, teatro em porta de fábrica e exames preventivos

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal
No total, foram cinco palestras, que trataram a respeito de diabetes, doenças do trabalho, sedentarismo, entre outros assuntos

No total, foram cinco palestras, que trataram a respeito de diabetes, doenças do trabalho, sedentarismo, entre outros assuntos

A 10ª Sesispat (Semana Sindical de Saúde e Prevenção a Acidentes de Trabalho), promovida pelo Sindicato dos Metalúrgicos (SMetal), foi realizada entre os dias 10 e 15 de novembro e contou com palestras, debates, teatro em porta de fábrica e exames preventivos.

Na edição deste ano, o evento teve como tema “Doença do trabalho: nossa saúde está mãos de quem?”. A partir desse questionado, orientar o trabalhador a prevenir acidentes na fábrica e saber sobre seus direitos numa eventual lesão ou doença de trabalho.

Segundo o metalúrgico Ailton da Silva, secretário de Saúde do SMetal e organizador da Sesispat, o evento deste ano foi extremamente enriquecedor, pois contou com a presença de especialistas para debater assuntos sobre saúde e prevenção de acidentes. No total, foram cinco palestras, que trataram a respeito de diabetes, doenças do trabalho, sedentarismo, entre outros assuntos.

Além das palestras, a Sisispat também organizou oficina de stress e relaxamento, exames preventivos durante todos os dias da programação e teatro em porta de fábrica, com o grupo Teatro, Histórias e Canções.

No último dia da programação, que aconteceu no sábado, dia 15, houve uma campanha de saúde, com exames preventivos, como medir a pressão e teste de glicemia. A ação aconteceu, das 9h às 14h, na Associação de Moradores da Vila Helena, localizada na rua Artur Gonçalves, 637, na Vila Helena (Quadrinha).

Programação

A 10ª Sesispat começou na noite de segunda-feira, dia 10, com uma palestra do advogado Imar Eduardo Rodrigues sobre diabetes, na sede do SMetal.

Na terça, os palestrantes foram o médico do trabalho Roberto Ruiz e a jornalista Fernanda Ikedo, que dissertaram sobre reabilitação profissional. Durante o evento, foi lançado o livro “Trabalhar e Adoecer na Agroindústria”, trabalho de pesquisa organizado por Ruiz e Ikedo.

Na quarta, das 8h30 às 9h30 e das 15h às 16h, houve oficina de stress e relaxamento, ministrada pela equipe Intermédica. No mesmo dia, às 19h, o médico Nilton Teixeira, perito judicial e especialista em Medicina do Trabalho, fez uma palestra no SMetal sobre doenças do trabalho.

Na quinta, houve palestras na sede do SMetal sobre sedentarismo, às 8h30 e às 15h. Também na sede em Sorocaba, às 19h, o médico do trabalho Paulo Kaufmann abordou o tema “A saúde do trabalhador no novo governo: Ideias novas?”.

Na sexta, houve uma palestra, às 9h, na sede do SMetal, com Arline Abel Arcuri, pesquisadora da Fundacentro, que abordou respeito de nanotecnologia e seus impactos para os trabalhadores.

No sábado, o evento terminou com uma campanha de saúde na Associação de Moradores da Vila Helena (Rua Artur Gonçalves, 637, na Vila Helena). O colégio Tableau também participou da ação, que começou às 9h.

Todos os dias, o grupo Teatro, Histórias e Canções apresentou esquetes teatrais sobre saúde ocupacional em portas de fábricas e também houve exames preventivos na sede do SMetal em Sorocaba.

10ª Sesispat teve palestras, teatro em porta de fábrica e exames preventivos

tags
Ailton da Silva Arline Abel Arcuri fernanda ikedo Grupo Teatro Histórias e Canções intermedica Nilton Teixeira paulo kaufmann Sesispa SMETAL
VEJA
TAMBÉM