Dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) participaram, entre os dias 27 e 28 de junho, do 5º Congresso Nacional de Direito Sindical. No segundo dia do evento, as ações sociais do Sindicato foram tema de palestra.
Realizado pela Comissão de Direito Sindical da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seção Minas Gerais, em Belo Horizonte (MG), o evento, que teve como tema “Sindicalismo livre: democracia, justiça social e igualdade”, reuniu nomes da área jurídica ligada ao direito sindical para debater as diversas interpretações do universo sindical sob o olhar do direito.
Para Leandro Soares, presidente do SMetal, o evento é uma oportunidade para debater e fortalecer a luta sindical, a garantia dos direitos e da dignidade da classe trabalhadora, especialmente após a volta do Ministério do Trabalho, que havia sido extinto em 2019 e está sendo reconstruído desde o ano passado.
“Os juristas presentes reafirmaram a importância dos sindicatos para uma democracia forte. Nosso modelo de sindicato, de inovação e compromisso para além da categoria, foi tratado como uma referência. Ou seja, é o sindicato ocupando todos os espaços de debate e de poder”, afirma Leandro.
Como um dos patrocinadores do Congresso, o SMetal marcou presença no evento por meio do presidente da entidade, do secretário-geral, Sílvio Ferreira e de Tiago Almeida do Nascimento, secretário de administração e finanças. Também, estiveram no evento a assessora jurídica do SMetal, Márcia Jeunon Sena, e a assessora Renata Nunes.
Experiência dos CSEs é tema de palestra
O segundo dia de debate do Congresso foi marcado pela palestra do Assessor Jurídico do SMetal, Imar Rodrigues, cujo tema foi a ação do sindicato como importante instrumento de garantia da efetividade dos direitos sociais e para a construção do processo civilizatório.
Durante a palestra, o advogado abordou a estratégia do SMetal, adotada em 2002, da constituição dos Comitês Sindicais de Empresas (CSEs). De acordo com ele, essa experiência fez com que o sindicato, estivesse presente nas empresas junto dos trabalhadores, possibilitando dar uma resposta mais rápida e assertiva para as demandas do dia a dia dos metalúrgicos.
Rodrigues também falou do projeto ‘Sindicato Cidadão’, sobre como as ações do SMetal vão além do chão de fábrica, lutando por melhorias da comunidade como um todo, visando a transformação social.
O assessor jurídico apresentou projetos sociais do SMetal, como a Campanha Natal Sem Fome, que tem o objetivo de distribuir cestas básicas para milhares de famílias em situação de vulnerabilidade, e da criação do Banco de Alimentos (BAS), conquistas dos metalúrgicos e de todos os cidadãos de Sorocaba e Região.
Além disso, Imar abordou a criação do Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania (Ceadec), que ajuda a manter cooperativas de reciclagem, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a geração de renda.
Confira a galeria de fotos
*Com informações da CNM-CUT