Os trabalhadores da DM Service conquistaram um aumento de 6,14% nos salários, por meio de assembleia realizada nesta terça-feira, 28.O acordo foi firmado pelo Sindicato dos Metalúrgicos e Região (SMetal) diretamente com a fábrica, que é representada nas negociações coletivas pelo antigo Grupo 10, mas que desde 2017 não dialoga com a Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP).
O diretor executivo do SMetal, Francisco Lucrécio Saldanha, explica que o pagamento será feito retroativo a setembro, mês que marca a data base da categoria.
“Mesmo que os grupos patronais não apresentem propostas satisfatórias à categoria, nós do SMetal estamos trabalhando para que os metalúrgicos não fiquem desamparados, sem o reajuste salarial”, ressalta Saldanha.
O aumento de 6,14% representa um reajuste de 2% acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que ficou em 4,06%, entre setembro de 2022 e setembro de 2023, garantindo um aumento do poder de compra dos trabalhadores.
Campanha Salarial 2024
Em abril, os 13 sindicatos filiados à FEM-CUT/SP definiram os eixos da Campanha Salarial de 2024, que são: valorização das Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs), reposição da inflação, aumento real, valorização dos pisos salariais, redução de jornada sem redução de salário e redução dos juros.
Na última semana, a direção do SMetal esteve com a FEM-CUT/S para protocolar a entrega da pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2024, para a bancada patronal do Grupo 3 (Sindipeças, Sindiforja e Sinpa).
Desde a última data-base dos metalúrgicos, em 1º de setembro de 2023, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) está acumulado em 2,85% até abril de 2024. Este indicador é utilizado para medir variações no custo de vida e serve como base para as negociações salariais dos metalúrgicos.