Os trabalhadores da Atlanta aprovaram propostas de reajuste salarial e Programa de Participação nos Resultados (PPR), em assembleia realizada nesta quarta-feira, 4. A negociação foi realizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).
Na empresa, o reajuste irá cobrir o percentual da inflação acumulada desde a última data-base, em setembro de 2022, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), de 4,06%. Além disso, a proposta aprovada apresenta aumento real para os metalúrgicos da fábrica, sendo a primeira empresa a aprovar acordo de reajuste salarial em 2023 em Sorocaba.
Francisco Lucrécio Junior Saldanha, diretor-executivo do SMetal, ressalta que esse seja um exemplo para o restante das empresas. “Queremos que toda a categoria receba aumento real e sabemos que a mobilização será importante para isso”.
Neste ano, o PPR apresentou crescimento de 5% se comparado ao que foi pago no último programa. O PPR será acertado em uma parcela única em dezembro deste ano e não terá metas e/ou indicadores.
Além desse assunto, Saldanha, tirou as dúvidas dos trabalhadores referentes à contribuição assistencial.
“É importante todos se sindicalizarem, pois além de contribuírem com o sindicato que garante as negociações de mais direitos, os trabalhadores têm acesso a benefícios como o Clube de Campo”, ressalta.
A Atlanta é parte do G10, empresas que não negociam em grupo com o SMetal, e tem negociação individual de reajuste salarial. Tem em torno de 100 trabalhadores e fica na Zona Industrial de Sorocaba.
Campanha salarial 2023
As negociações dos restantes das empresas são feitas junto à patronal, que ainda não retornou com propostas satisfatórias para a categoria, que segue mobilizada por aumento real, ou seja, acima dos 4,06% do INPC.
Foi decidido nesta terça-feira, dia 3, em reunião extraordinária realizada entre a Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM-CUT/SP) e os sindicatos filiados, que caso as bancadas patronais insistam nas propostas apresentadas, a FEM-CUT/SP está autorizada a protocolar comunicado de greve a partir da próxima semana.
A decisão deve ser referendada pelos metalúrgicos e metalúrgicas da base do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) em assembleia geral, convocada para a noite desta sexta-feira, dia 6 de outubro, na sede da entidade. A primeira chamada será às 18h e a segunda, às 18h30.