A diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) esteve na empresa Plastic Omnium, antiga Varroc, na manhã desta quarta-feira, dia 6, para apresentar o Programa de Participação nos Resultados (PPR) negociado para o ano de 2023. Uma primeira proposta da empresa foi reprovada pelos trabalhadores que, durante a assembleia, definiram uma contraproposta que atenderia às suas reivindicações.
Imediatamente, o dirigente responsável pelas negociações, Alessandro Marcelo Nunes (Marcelinho), entrou em contato com os representantes da empresa e apresentou as melhorias solicitadas pelos metalúrgicos. As principais reivindicações são referentes ao valor da primeira parcela e a inclusão dos funcionários em contrato por tempo determinado no Programa de 2023.
“Ficou acordado com os trabalhadores que, caso a empresa aceitasse a contraproposta, o acordo de PPR seria aprovado sem a necessidade de nova assembleia e assim ocorreu. Os patrões se prontificaram a fazer as alterações, garantindo assim o Programa para 2023”, explicou.
A base do Programa deste ano é a mesma do acordo do ano passado e o valor será proporcional ao tempo de trabalho. A antecipação será paga em outubro deste ano e a segunda parcela está prevista para dezembro.
PPR do administrativo
Outra questão abordada durante a assembleia foi referente à inclusão dos trabalhadores do setor administrativo no Programa. Marcelinho esclareceu que o Sindicato negocia para todos, porém, no ano passado, a empresa excluiu os funcionários mensalistas do acordo, alegando haver outra bonificação específica para o setor.
“Fomos informados que passaram vários meses e a empresa não cumpriu com o compromisso. Por isso, negociamos a inclusão desses trabalhadores do administrativo no PPR, conforme o defendido pelo Sindicato. Além de fazer parte do Programa deste ano, eles receberam também o valor integral referente ao Programa de 2022 no último mês de agosto”, contou.
O secretário de organização do SMetal, Izídio de Brito, também participou da assembleia e destacou a luta da entidade pela retomada da indústria no País. “A indústria já foi mais de 20% do PIB brasileiro e hoje estamos perto dos 8%. Precisamos criar políticas de desenvolvimento industrial no país, buscando investimentos e mais empregos, para recuperar tudo o que já fomos. Essa também é uma das pautas prioritárias do SMetal”, disse.
Izídio falou ainda da Campanha Salarial 2023. Faltando apenas o índice do mês de agosto para fechar a data-base da categoria, as perdas salariais dos trabalhadores com a inflação estão acumuladas em 3,85%. O INPC de agosto será divulgado pelo IBGE no dia 12 de setembro.
Risco de fechamento
De acordo com Marcelinho, na tarde da última terça-feira, dia 5, o dirigente foi surpreendido pela empresa sobre a intenção de encerrar a produção na planta de Sorocaba ainda este ano. Os representantes da fábrica alegam que os pedidos dos clientes encerram em março de 2024 e não há previsão de novos projetos. Segundo a empresa, o custo alto com infraestrutura necessária para manutenção da unidade de Sorocaba também afetou na decisão.
O Sindicato dos Metalúrgicos está em contato com a empresa para entender melhor a situação e atuar em prol dos trabalhadores em caso de fechamento da fabricante de faróis em Sorocaba. A Plastic Omnium é uma multinacional de capital francês, opera na produção de autopeças e possui mais de 100 unidades em diversos estados brasileiros e países.