Campanha Salarial 2023

Inflação acumula 3,85% em 11 meses; SMetal vai buscar aumento real

INPC de julho foi divulgada nesta sexta, 11, e registrou queda de 0,09%. O índice de agosto sai dia 12 de setembro; negociações da Campanha Salarial já começaram

Daniela Gaspari / Imprensa SMetal
Banco de Imagem

A FEM negocia a Campanha Salarial para cerca de 190 mil trabalhadores no Estado de São Paulo. Ao todo, a categoria tem cerca de 211 mil metalúrgicos, contando as montadoras

Falta somente o registro do mês de agosto para ser definido o total de perdas com a inflação desde a última data-base (1º de setembro) e o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) está acumulado em 3,85%. A inflação do mês de julho foi divulgada nesta sexta-feira, dia 11, e registrou queda de 0,09%, variação próxima à registrada no mês anterior (-0,10%).

No mesmo período do ano passado (de setembro de 2022 a julho de 2023), a inflação estava acumulada em 9,16%. Os dados são da subseção Dieese dos Metalúrgicos de Sorocaba e são utilizados como parâmetro para as negociações da Campanha Salarial da Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP) e sindicatos filiados, como o SMetal.

Leandro Soares, presidente do SMetal lembra que, após muitos anos de instabilidade econômica, com altos índices inflacionários, o país vive um cenário de queda no ritmo do aumento dos preços dos produtos e serviços, o que é positivo para o bolso do trabalhador.

“Nos últimos dois anos, vivenciamos constantes altas nos preços do combustível e alimentação, por exemplo, que ocasionou uma inflação altíssima e pouca margem para negociarmos aumento real. Hoje a realidade é outra e, por isso, temos deixado claro em todas as reuniões com os patrões que vamos lutar por um reajuste salarial além da inflação”, assegura.

E completa: “para isso, esperamos poder contar com cada metalúrgico e cada metalúrgica. Precisamos, mais do nunca, unificar forças pela manutenção dos nossos direitos e, acima de tudo, por um aumento real nos salários”.

Inflação de julho

De acordo com Felipe Duarte, economista e técnico da subseção do Dieese dos Metalúrgicos de Sorocaba, dentre os principais grupos que compõem o INPC, a maior redução registrada em julho foi em Habitação (-1,16%).

Em seguida, nos itens de alimentação e bebidas, grupo com maior peso relativo no INPC, houve um recuo de 0,59%, queda inferior ao registrado no mês anterior (-0,66%). No acumulado, o grupo apresenta estabilidade ao longo do ano.

O economista conclui que a maior elevação do mês de julho ficou por conta do grupo Transportes (1,17%). Isso ocorreu após o segmento ter recuado -0,34% no mês de junho. De acordo com o site do IBGE, o índice do mês de agosto será divulgado dia 12 de setembro.

Andamento das negociações

Na semana passada, a FEM-CUT/SP deu início às rodadas de negociação com as bancadas patronais. Até esta sexta-feira, dia 11, foram realizadas reuniões com os seguintes grupos:
– Siniem (estamparia)
– Sindratar (refrigeração, aquecimento e tratamento de ar)
– Sifesp (Fundição)
– Grupo 8.3 (ferros, metais e ferramentas; artefatos de metais não ferrosos e de equipamentos ferroviários e rodoviários)
– Grupo 3 (autopeças, porca, parafusos e forjarias
– Siescomet (esquadrias e construções metálicas)
– Sicetel (trefilação e laminações de metais)

Sobre a Campanha Salarial 2023

O tema das negociações deste ano será “A Luta Continua Pela Reconstrução dos Direitos, dos Salários e da Democracia” e eixos aprovados são: reposição da inflação; aumento real; valorização dos pisos salariais; valorização das Convenções Coletivas de Trabalho; redução de jornada sem redução de salário e redução dos juros.

A FEM-CUT/SP negocia a Campanha Salarial para cerca de 190 mil trabalhadores no Estado de São Paulo. Ao todo, a categoria tem cerca de 211 mil metalúrgicos, contando os trabalhadores das montadoras.

Arte: Cassio Freire

Entenda como serão as negociações da Campanha Salarial 2023

campanha dissídio federação fem inpc metalúrgico reajuste salarial salário sindicato SMETAL