Foi aprovada nesta sexta-feira, dia 25, a proposta do Programa de Participação nos Resultados (PPR) de 2023 pelos trabalhadores da Italterm, em Votorantim. O acordo foi negociado pela diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e prevê crescimento de 6% em comparação ao valor pago no ano passado, além de metas atingíveis.
De acordo com o dirigente sindical Alessandro Marcelo Nunes (Marcelinho), responsável pelas negociações com a empresa, no início das discussões, houve certa dificuldade devido à queda nas exportações. “Mesmo com essa questão afetando a produção, conseguimos chegar num consenso e garantir um PPR que atendeu às reivindicações dos metalúrgicos e metalúrgicas da empresa”, disse.
O pagamento será realizado em duas parcelas. A primeira será paga ainda neste ano, no mês de agosto, e a segunda em fevereiro de 2024, após a aferição das metas. O SMetal não divulga os valores e indicadores do Programa para não influenciar as negociações que estão em andamento em outras empresas metalúrgicas, nem expor os trabalhadores.
Campanha Salarial 2023
Durante a assembleia, Marcelinho falou ainda sobre o andamento das negociações da Campanha Salarial de 2022. Nas negociações com a Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM/CUT-SP), a Italterm é representada pelo Grupo 3, de máquinas e equipamentos e de aparelhos elétricos e eletrônicos.
“Houve uma primeira rodada de discussão com a bancada patronal do G2 nesta semana e, no dia 5, os sindicatos filiados à FEM-CUT/SP irão se reunir para fazer uma avaliação e decidir os próximos passos da Campanha Salarial. Estamos empenhados em buscar aumento real nos salários e a manutenção dos direitos da Convenção Coletiva de Trabalho”, enfatizou.
Ele contou que faltando apenas o índice do mês de agosto para fechar a data-base da categoria, as perdas salarias dos trabalhadores com a inflação estão acumuladas em 3,85%. O INPC de agosto será divulgado pelo IBGE no dia 12 de setembro.
A Italterm fabrica sensores descartáveis, instrumentos e acessórios para medição de temperatura e análise térmica de metais líquidos, tem cerca de 50 trabalhadores e fica no bairro Vossoroca, em Votorantim.