Busca
Busca
Conquista

Por unanimidade, trabalhadores da Espas aprovam proposta de PPR 2022

A primeira parcela, que representa cerca de 60% do valor total do Programa, será paga no mês de julho e a segunda, atrelada às metas, em fevereiro de 2023; assembleia aconteceu nesta terça-feira, dia 19

Imprensa SMetal
Daniela Gaspari / Imprensa SMetal
Assembleia para aprovação do PPR 2022 na Espas aconteceu nesta terça-feira, 19

Assembleia para aprovação do PPR 2022 na Espas aconteceu nesta terça-feira, 19

Em assembleia realizada na manhã desta terça-feira, dia 19, os trabalhadores da Espas aprovaram, por unanimidade, a proposta do Programa de Participação nos Resultados (PPR) para 2022. O acordo foi negociado pela direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e a Comissão de PPR, eleita na fábrica.

Segundo o diretor executivo do SMetal, Antônio Welber Filho (Bizu), a proposta traz crescimento com base no INPC da data-base deste ano que, até o momento, está acumulado em 9,82%, mais aumento real. A primeira parcela, que representa cerca de 60% do valor total do Programa, será paga ainda no mês de julho e a segunda, atrelada às metas, em fevereiro de 2023.

Durante a assembleia, Bizu lembrou do processo de negociação do PPR e de outros benefícios com a empresa, que foi instalada há cerca de cinco anos em Sorocaba. “Primeiro, em 2019, conseguimos garantir o pagamento do vale-alimentação para todos os funcionários, que vem crescendo de forma gradativa. Devido a instabilidade causada pela pandemia da Covid-19, o PPR veio um pouco depois, em 2021, e hoje conseguimos aprovar o Programa pelo segundo ano consecutivo, com aprovação unânime. Nosso objetivo é garantir sempre melhorias para os trabalhadores”, assegurou.

Bizu destacou ainda a importância das eleições de 2022 para a classe trabalhadora. De acordo com o dirigente, por mais atuante que seja, um Sindicato precisa de respaldo legal para trazer mais benefício ou melhorias para a categoria que representa.

“Por isso é tão importante escolhermos candidatos que estejam alinhados com a nossa realidade, que conheçam a pauta dos trabalhadores. Os patrões são aliados de diversos políticos que buscam sempre retirar direitos e trazer retrocessos. Nós, trabalhadores, não podemos deixar que esses candidatos assumam o poder e façam o que bem entenderem, precisa resistir”, enfatizou.

Novas contratações

Em maio deste ano, o SMetal esteve na Espas para cobrar soluções para o excesso de horas extras nas quais os trabalhadores vinham sendo submetidos. Após a pressão e negociação com o Sindicato, a fabricante de protótipos automotivos contratou aproximadamente 20 novos funcionários e, atualmente, tem cerca de 70 trabalhadores. A empresa fica no bairro Iporanga, em Sorocaba.

tags
assembleia bizu espas meta plr PPR programa sindicato SMETAL Sorocaba unanimidade welber
VEJA
TAMBÉM