Busca
Jurídico

Justiça determina reintegração de trabalhador na Metalur

Por decisão da Justiça cumprida na última sexta, dia 22, o metalúrgico Ailton Santos Gonçalves foi reintegrado ao quadro de funcionários da Metalur, fundição instalada em Araçariguama

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

Reintegração de Ailton teve como base uma cláusula da convenção coletiva, que garante estabilidade ao trabalhador com sequela de doença ocupacional

Por decisão da Justiça cumprida na última sexta-feira, dia 22, o metalúrgico Ailton Santos Gonçalves foi reintegrado ao quadro de funcionários da Metalur, fundição instalada em Araçariguama. O trabalhador foi contratado em 2004 e demitido em fevereiro de 2008.

De acordo com o departamento jurídico do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, Ailton sofreu um acidente de trabalho que resultou na redução de movimentos em uma das mãos.

Após a sequela provocada pelo acidente, o metalúrgico chegou a ser transferido de setor, para uma atividade compatível ao seu estado de saúde, mas poucos meses depois, ele foi demitido.

Com base em uma cláusula da convenção coletiva, que garante estabilidade ao trabalhador com sequela de doença ocupacional, o departamento jurídico do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região ingressou com uma ação na Justiça, pedindo a reversão da demissão e a reintegração do metalúrgico.

A decisão foi favorável ao trabalhador em primeira instância, mas a empresa recorreu da decisão no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de Campinas. A sentença do órgão colegiado na semana passada, contudo, reforçou a decisão de reintegrar o trabalhador.

Além do retorno imediato ao trabalho, Ailton será indenizado pela empresa.

tags
justiça metalur metalúrgica reintegração Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região trabalhador
VEJA
TAMBÉM