Busca
Diálogo

Presidente do SMetal defende luta sindical para estudantes na Universidade

Leandro Soares, presidente do SMetal, aborda cenários de perseguição das organizações sindicais e reforça a importância da união entre direito e movimento sindical no 1º Simpósio de Direito Penal Sindical na Mackenzie

Amanda Monteiro/Imprensa SMetal
Amanda Monteiro/Imprensa SMetal

O evento foi organizado pela Vice-Presidência Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região em parceria com a Universidade Mackenzie.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Leandro Soares, participou como painelista do 1º Simpósio de Direito Penal Sindical, realizado na Universidade Mackenzie, campus Campinas, na última sexta-feira, 20. O presidente fez questão de fazer a defesa da luta sindical para os estudantes universitários. 

O evento organizado pela Vice-Presidência Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região em parceria com a Universidade Mackenzie, reuniu, além dos alunos da universidade,  juristas e representantes sindicais para discutir os desafios do Direito Penal no contexto das lutas sindicais.

Durante sua participação, Leandro abordou sua experiência frente às atividades sindicais e com as tentativas de enfraquecimento das organizações que defendem os direitos dos trabalhadores. Ele destacou a necessidade de fortalecer as bases legais que protegem os sindicatos contra práticas que visam coibir sua atuação, ressaltando o papel das entidades sindicais na promoção da democracia e da justiça social.

“O movimento sindical sempre é alvo de tentativas de deslegitimação e criminalização, o que ameaça diretamente os direitos dos trabalhadores há muito tempo, tendo uma intensificação durante a reforma trabalhista”, afirmou Leandro.

Leia mais: “Sindicato forte contribui com geração de empregos”, diz presidente do SMetal

O simpósio foi marcado pela diferenciação sobre a aplicação do Direito Penal e Trabalhista no âmbito sindical, com painelistas que abordaram desde a proteção legal das atividades sindicais até as estratégias para combater a repressão jurídica às organizações dos trabalhadores. 

Sobre a importância do evento, Leandro Soares reforçou que momentos como esse são essenciais para fortalecer o movimento sindical diante dos desafios contemporâneos, enfatizando a importância da união entre o setor jurídico e os sindicatos para a defesa dos direitos trabalhistas. 

“Discutir essas questões em um evento dentro de uma universidade, é fundamental para garantirmos que nossa luta siga forte e organizada. Para que assim, possamos ter futuros advogados, juízes e desembargadores cientes da importância do movimento sindical para a democracia e garantia de direitos para todos os trabalhadores e trabalhadoras”, conclui o presidente. 

O presidente do SMetal dividiu palco com Doutora Francesca Columbu, coordenadora do Curso de Direito da Universidade Mackenzie;  Desembargador João Alberto Alves Machado, vice-presidente Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região; Doutor Otávio Pinto e Silva, professor de Direito do Trabalho da USP e o Juiz Guilherme Guimarães Feliciano, juiz conselheiro do Conselho Nacional de Justiça.

tags
dialogo direito estudante Movimento sindical palestra
VEJA
TAMBÉM