Investimento da Toyota

“Sindicato forte contribui com geração de empregos”, diz presidente do SMetal

Presidente ainda destaca que anúncio de investimento bilionário da montadora japonesa, Sorocaba e região, é resultado de boas relações sindicais

Gabriela Guedes/Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

A fábrica da Toyota foi inaugurada em Sorocaba em 2012 e emprega hoje 3,5 mil metalúrgicos.

A Toyota, montadora de carros da japonesa, convocou uma reunião na tarde desta terça-feira, 5, para anunciar um investimento de R$11 bilhões, com previsão de lançamento de novos modelos de automóveis, o que pode gerar cerca de 2 mil vagas de trabalho. Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), “sindicato forte contribui com a geração de empregos”.

“Não tem maior programa social que a geração de empregos. Esse investimento prova que, cada vez mais, um sindicato forte faz boas negociações, na busca de investimentos para Sorocaba e região, e consequentemente para os trabalhadores, ampliando direitos e benefícios”, destaca Leandro.

O presidente conta que o SMetal tem feito discussões sobre como aprofundar o diálogo com as empresas. “Desta forma, enquanto um sindicato sério e responsável, contribuímos para que as empresas tragam investimentos para a nossa região”, afirma.

A fábrica da Toyota foi inaugurada em Sorocaba em 2012 e quatro anos depois, a empresa iniciou as atividades da fábrica de motores em Porto Feliz. A unidade de Sorocaba emprega hoje 3,5 mil metalúrgicos. Nas fornecedoras locais da montadora, estão empregados outros 8 mil trabalhadores. Já a fábrica de Porto Feliz tem 640 funcionários.

Olhar para o futuro

O secretário-geral do SMetal, Silvio Ferreira (Silvinho), lembra que a partir de 2012, o Brasil passou por um período de estagnação no setor automotivo, que se reforçou após o golpe de 2016 e a eleição de Jair Bolsonaro. Ele conta que, atualmente, há uma retomada do setor, com a perspectiva de investimento de R$ 100 bilhões de montadoras e autopeças, segundo a  Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

“Teremos um movimento muito forte na cadeia produtiva do setor automotivo, fazendo com que, através das boas negociações, a gente possa ter emprego de qualidade com salário justo. Uma reindustrialização, olhando para a economia verde, olhando para a descarbonização do planeta, é algo muito praticado pelos nossos governos petistas”, afirma.

Silvio ainda reforça a necessidade de medidas como a redução da taxa básica de juros, a Taxa Selic, para fomentar o investimento da indústria. “Assim, garantimos que o empresário possa fazer cada vez mais investimentos e, para o consumidor, ter possibilidades de buscar crédito para comprar esses automóveis que serão produzidos e assim continuar gerando empregos”, ressalta.

Políticas públicas

O anúncio do investimento foi feito pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin no domingo, 3.

“A Toyota está no Brasil há 66 anos e vem contribuindo enormemente para o adensamento das nossas cadeias produtivas. Seu anúncio é uma demonstração clara da confiança dessa grande empresa japonesa em nossa economia”, escreveu em publicação nas redes sociais.

Alckmin citou os programas Mobilidade Verde e Inovação (Mover) e Combustível do Futuro. Segundo o vice-presidente, com eles, o Brasil está promovendo “grandes investimentos para descarbonizar sua mobilidade, tornando ainda mais sustentável nossa matriz energética”.

O Mover amplia as exigências de sustentabilidade da frota automotiva e, por meio de incentivos fiscais, estimula a produção de novas tecnologias nas áreas de mobilidade e logística.

Já o programa Combustível do Futuro tem um conjunto de iniciativas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e estimular o uso e produção de biocombustíveis no Brasil.

Negociações com a Toyota

Desde a inauguração da montadora em Sorocaba, o SMetal tem mantido diálogo permanente com a Toyota. Reajustes salariais e Programa de Participação nos Resultados (PPR) são algumas das negociações realizadas, garantindo a ampliação de direitos e benefícios para a categoria metalúrgica.

Em 2021, um novo horário de jornada para implantação do terceiro turno, com a contratação de 450 novos trabalhadores foi conquistado através da negociação do SMetal.

Além disso, a fábrica contribui com as campanhas sociais do SMetal, como o Natal Sem Fome e a Campanha do Agasalho, unindo forças para combater a desigualdade social na região de Sorocaba.

*Com informações da Agência Brasil e Portal Porque

autonomotivo desenvolvimento Emprego investimento negociação smetal sindicato toyota