Os metalúrgicos do Grupo São Judas aprovaram na manhã da quarta-feira, 6, um aumento real nos salários de 6,14% e a renovação das cláusulas sociais da antiga Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que passa a ser parte do Acordo Coletivo, negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).
A empresa estava aplicando um aumento de 5% desde a data base da categoria, em 1º de setembro. A partir de janeiro, além do retroativo, a empresa vai remunerar os trabalhadores com o aumento de 2% acima da inflação, aprovado hoje. Outra pauta aprovada na assembleia foi o desconto da taxa negocial referente a Campanha Salarial 2023.
Campanha Salarial 2023
Após três meses da data base da categoria, os grupos patronais, que representam as empresas metalúrgicas nas negociações coletivas, não apresentaram propostas de reajuste que contemplassem a categoria para a Federação Estadual dos Metalúrgicos de São Paulo (FEM/CUT), no qual o sindicato é filiado.
Diante desta situação, o SMetal está negociando individualmente com cada empresa. Atualmente, mais de 80% da categoria já têm acordos celebrados.