Duas pesquisas sobre intenção de votos nas eleições presidenciais, divulgadas nas últimas semanas, apontam empate técnico entre Dilma e Serra. Os institutos que realizaram os levantamentos são conceituados. O resultado do Vox Populi foi 34% para Serra e 31% para Dilma; e da Sensus 32,7% a 32,4%, respectivamente.
O Grupo Folha, dono do Datafolha e do jornal Folha de S. Paulo, inconformado com os resultados positivos para a candidata do PT, realizou outra pesquisa no final de semana e divulgou que Dilma estaria 10 pontos abaixo de Serra (38% a 28%). A TV Globo noticiou a pesquisa da Folha.
Não bastasse essa brutal diferença em relação a outros institutos, a Folha ainda cometeu o ato nada ético de questionar pesquisas alheias.
O diretor-presidente do Vox Populi, João Francisco Meira, não se intimidou e, em entrevista à rede Brasil Atual, afirmou: “Quem tem de se explicar é o Datafolha”.
Meira diz que a principal diferença entre os institutos é que o Datafolha faz parte de um poderoso grupo de comunicação. “Enviamos uma nota ainda no sábado para o jornal (Folha), mas nenhuma linha foi publicada. Queria saber se o manual de jornalismo que eles dizem respeitar está sendo respeitado neste caso”, debate.