Em assembleia realizada nesta terça-feira, dia 7, os trabalhadores da Ibrafer aprovaram proposta de campanha salarial de 2023 apresentada pelos dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).
Com o acordo firmado, os trabalhadores poderão contar com um aumento real em seu salário, o que representa um avanço importante para a valorização da categoria. Além da renovação das cláusulas sociais até 2024, trazendo estabilidade e segurança para os profissionais garantindo direitos essenciais.
Antônio Welber Filho, o Bizu, diretor executivo do SMetal e responsável pelas negociações na Ibrafer, ressaltou a importância desta conquista. “Tendo em vista que o sindicato patronal queria apenas conceder a reposição da inflação, conquistar aumento real nos salários é uma vitória dos trabalhadores”.
Importância da mobilização
A união e a mobilização dos trabalhadores foram fundamentais para alcançar esse resultado positivo, demonstrando a importância da coletividade na luta pelos direitos trabalhistas. Mesmo esperando respostas da patronal há quatro meses da entrega da pauta da Campanha Salarial, as negociações estão acontecendo empresa por empresa e os trabalhadores estiveram em defesa de seus direitos e garantia de reajuste salarial.
Além disso, Bizu também ressaltou sobre as tratativas de negociação e agradeceu a relação com os trabalhadores.
“Precisamos agradecer o entendimento por parte de quem faz a relação trabalhista na empresa, entende essa necessidade e faz a discussão. Não existe uma relação sem que os dois lados possam ceder”, frisou.
A Ibrafer fabrica máquinas e equipamentos, tem cerca de 110 trabalhadores e fica no Jardim Vergueiro, em Sorocaba.