O vereador Izídio de Brito (PT), presidente da Comissão Permanente de Saúde Pública e da CPI da Saúde, ambas da Câmara de Sorocaba, visitou a Unidade Básica de Saúde do Habiteto na manhã desta quinta-feira, 8, acompanhado da assessoria do vereador Fernando Dini (PMDB).
Sem a presença da coordenação da unidade, os funcionários afirmaram que a responsável encontrava-se em reunião na prefeitura e não autorizou os funcionários a prestarem esclarecimentos ao parlamentar. O petista então conversou com os moradores do bairro Ana Paula Eleutério que aguardavam por consulta sobre o atendimento na unidade e suas demandas.
Das queixas feitas pelos pacientes, a principal concentra-se na demora do atendimento e a necessidade de madrugarem na fila para que possam agendar consultas em especialidades, como pediatria, dentistas e ginecologia. Segundo eles, o agendamento ocorre uma vez por semana e se não estiverem entre os dez primeiros da fila, precisam voltar na outra semana para conseguir marcar a consulta mesmo que para meses depois.
“Os dentistas atendem dez pessoas por semana nesta unidade. Se considerarmos que só no Habiteto moram 15 mil pessoas, levarão 30 anos para que todas sejam atendidas. Por isso a situação aqui precisa atenção imediata, principalmente no caso das especialidades”, ressalta Izídio de Brito.
Ainda entre os problemas da unidade estão a falta de medicamentos, o horário de funcionamento e a demora de exames e ambulâncias para transporte quando solicitados. Todas as observações foram anotadas e serão encaminhadas ao prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB).
O secretário Municipal de Saúde, Armando Raggio, também receberá cópia do relatório, junto de questionamentos sobre a ausência da coordenação da UBS durante o expediente e a proibição da prestação de esclarecimentos por parte dos funcionários ao parlamentar.