Pouco antes da palestra em Sorocaba nesta sexta-feira, o ministro das Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, esteve em reunião com a diretoria executiva do Sindicato dos Metalúrgicos (SMetal). O objetivo foi estreitar relações entre o sindicato e o ministério para encaminhar demandas locais sobre a categoria metalúrgica.
O presidente do SMetal, Ademilson Terto, relatou ao ministro a expectativa de algumas empresas locais em relação à medidas de incentivo do governo Dilma e pediu a ampliação do canal de diálogo a respeito do setor metalúrgico em Sorocaba.
“Nosso contato aberto com o governo da presidenta Dilma já existe, como já existia no governo Lula. Há poucas semanas mesmo, no começo de julho, tivemos uma audiência com o ministro Mauro Borges [do Desenvolvimento e Indústria] para tratar da legislação de incentivo à energia eólica, que pode beneficiar os metalúrgicos da Wobben, em Sorocaba”, informa Terto.
Canal aberto
“A conversa com o ministro Berzoini, que foi sindicalista bancário e conhecemos faz muito tempo, das lutas sindicais da CUT, só reforçou esse elo entre os trabalhadores da indústria de Sorocaba e o governo”, afirmou o presidente do SMetal.
Berzoini agradeceu Terto pelas informações sobre o setor metalúrgico na região e assegurou o canal aberto de comunicação do SMetal com o ministério e o governo.
O deputado Hamilton e o vereador Izídio, ambos de origem metalúrgica, ajudaram a viabilizar a reunião da diretoria do SMetal com o ministro.