O segundo acidente fatal em obra de shopping center na região de Sorocaba, em menos de dois meses, causou a morte de um trabalhador na tarde desta terça-feira (12) em Votorantim. Uma viga de concreto de cerca de três toneladas caiu sobre a cabine do caminhão em que estava o trabalhador Felipe Gilson Oliveira Bezerra, 20 anos. Ele foi socorrido por bombeiros, mas não sobreviveu. No dia 20 de dezembro, a queda de uma parede na rua Comendador Oeterer, centro de Sorocaba, matou sete pessoas. No local está sendo construído o Shopping Pátio Cianê.
O acidente desta terça-feira aconteceu nas obras do Shopping Iguatemi/Esplanada, ao lado do Esplanada Shopping, às 14h50. Na cabine do caminhão Volkswagen modelo 17.210 estavam três pessoas: Felipe, o motorista Francisco Marcos Oliveira Martins, 30, e mais um trabalhador, cujo nome não consta no boletim de ocorrência sobre o acidente. Francisco e o outro trabalhador não se feriram.
Policiais militares que estiveram no local conversam com o engenheiro Lino Marcos Pereira. Ele explicou que o caminhão era usado em trabalhos no subsolo e o braço “munck” bateu na viga de concreto, que caiu e atingiu a cabine do caminhão.
A viga foi erguida com máquina da obra e bombeiros do Resgate, de Votorantim, retiraram Felipe ainda com vida. Ele teve parada cardiorrespiratória. Houve tempo para ser levado ao Hospital Regional, mas não resistiu. A viga o atingiu nas costas. Felipe morava no Parque dos Camargos, em Barueri.
O motorista ficou abalado com o acidente e precisou ser hospitalizado. A delegada de plantão na Delegacia Central de Votorantim, Adriana Sousa Pinto, esteve na obra e requisitou perícia. Ela acredita que, aparentemente, não houve falha na estrutura do prédio em construção. O acidente foi classificado como homicídio culposo (quando não há intenção de matar).
O inquérito deverá ser conduzido pelo delegado Paulo Cesar Martins Neves, do 3º Distrito Policial de Votorantim. De acordo com a delegada Adriana, o depoimento do motorista do caminhão poderá esclarecer como aconteceu o acidente. Ele deve ser ouvido em detalhes no 3º DP esta semana.
Construtora
A reportagem entrou em contato com a construtora do shopping, na tarde desta terça-feira. Em nota, a Racional Engenharia, informou que o funcionário que morreu trabalhava em uma empresa prestadora de serviço.
“A empresa lamenta o ocorrido e esclarece que prestará toda a assistência aos familiares da vítima. A Racional informa ainda que cumpre todas as normas de segurança e saúde do trabalho em suas obras.”, completa a nota.
Mercadão
Acidente semelhante matou dois operários em agosto de 2007. Eles trabalhavam na construção do Mercadão Campolim, a cerca de 500 metros de onde está sendo construído o Shopping Iguatemi/Esplanada, na região do Parque Campolim.
Uma viga despencou de uma altura de 12 metros com os dois trabalhadores, que morreram prensados entre o concreto e o solo.
Fonte: jornal Cruzeiro do Sul/Marcelo Roma