Busca
Saúde do trabalhador

Vice-presidente do SMetal destaca desafios para saúde dos metalúrgicos em Congresso de secretários de saúde

O dirigente ressalta a importância de investimentos e políticas que valorizem o SUS, papel das instituições em garantir o direito à saúde e o desafio da preservação do meio ambiente

Amanda Monteiro/Imprensa SMetal
Divulgação

A participação ativa de Verdinho e de outros conselheiros de saúde eleitos favorece a transparência e o controle social efetivo.

O 37º Congresso do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS), sediado em Santos entre os dias 16 e 19 de abril de 2024, contou com a participação vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e secretário de saúde da Central Única dos Trabalhadores (CUT-SP), Valdeci Henrique (Verdinho), trazendo à tona questões cruciais sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e desafios ambientais.

Verdinho abordou a questão da precarização dos serviços públicos, especialmente em relação às Organizações Sociais (OS). Ele expressou preocupação com os prejuízos que a terceirização no atendimento pode acarretar, defendendo a implementação de mecanismos mais práticos de controle e auditoria dessas organizações para garantir a qualidade dos serviços prestados.

“O SMetal tem como prioridade garantir que todos os trabalhadores metalúrgicos tenham acesso a um bom plano de saúde. No entanto, é crucial reconhecer que ainda existem categorias que dependem do sistema público de saúde, como o SUS”, diz o vice-presidente. 

Verdinho finaliza dizendo: “O trabalhador precisa que o sistema público esteja preparado para atender às necessidades de saúde dos trabalhadores e suas famílias. Isso requer investimentos contínuos em infraestrutura, pessoal e serviços de saúde, garantindo que todos tenham acesso a um atendimento de qualidade”. 

Meio Ambiente

Verdinho também alerta para a necessidade de preparar o sistema de saúde para enfrentar a demanda crescente decorrente de mudanças climáticas, destacando a importância de práticas sustentáveis ​​e a necessidade de compensar setores como agrícola e pecuário, grandes emissores de gás carbônico (CO2).

Judiciário

Outro ponto crítico é a necessidade de uma atuação mais incisiva do Ministério Público e da Defensoria Pública para garantir o acesso da população a tratamentos e medicamentos essenciais, especialmente em casos de urgência. “O Judiciário tem correspondido às expectativas da sociedade, garantindo a prestação de serviços públicos”, observou Verdinho, ressaltando a importância dessas instituições na defesa dos direitos dos cidadãos.

Esses temas são apenas alguns exemplos dos debates que ocorreram no COSEMS. “Esses encontros são de muita importância para os profissionais de saúde envolvidos e a população em geral.”

A participação ativa de Verdinho e de outros conselheiros de saúde eleitos favorece a transparência e o controle social efetivo, reforçando o compromisso com um SUS de qualidade, acessível a todos os trabalhadores e trabalhadoras.

tags
COSEMS judiciário meio ambiente Saúde do trabalhador secretários de saúde sus
VEJA
TAMBÉM