Busca
Busca
Saúde

Vereadores fazem visita surpresa a Santa Casa

Comissão de Saúde da Câmara de Sorocaba cobra agilidade para a inauguração do setor de pediatria, com 16 novos leitos e quer acompanhar o processo para a auditoria no hospital

Imprensa SMetal
Rodrigo Alcântara/Assessoria Fernando Dini

Vereadores da comissão com o médico Fernando Russo, membro da equipe da nova gestão do hospital

Vereadores da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Sorocaba fizeram visita surpresa na tarde desta sexta-feira, dia 7, para averiguar a situação atual de atendimento e estrutura do hospital Santa Casa de Misericórdia.

De acordo com o vereador Izídio de Brito (PT) a comissão constatou que o hospital está atendendo casos mais graves que são encaminhados das unidades básicas de saúde e 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“O problema com que nos deparamos foi que antes da Prefeitura de Sorocaba assumir a gestão do hospital, ele destinava 50% do espaço para atendimento aos conveniados do Plano de Saúde. Ou seja, recebia verba do governo federal, mas não a aplicava devidamente, porque qualquer entidade filantrópica deve priorizar o atendimento público e gratuito”, afirma Izídio.

Outro ponto ressaltado pelos vereadores diz respeito à falta de fiscalização e de tomadas de medidas cabíveis, por parte da Prefeitura de Sorocaba, para coibir esse desvio que vinha acontecendo no hospital.

Tratamento do câncer

Um dos pontos observados pela comissão foi a casa mata – adequação de local para o recebimento do acelerador linear para o tratamento de quimioterapia.

“Em 2008, a Santa Casa recebeu R$ 5 milhões da Caixa Estadual (já extinta) para ter esse acelerador, mas até agora não justificou a utilização do dinheiro, pois até hoje não tem o equipamento e a obra da casa mata não foi aprovada pelos técnicos do Ministério da Saúde”, explica.
No ano passado, o então Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, garantiu a Sorocaba dois aceleradores lineares. Nessa ocasião, a Santa Casa habilitou-se para receber um deles. “O hospital indicou uma nova área para a construção do local para receber o equipamento, mas está aguardando liberação do Ministério da Saúde”.

Agilidade

Após a visita feita hoje, os vereadores cobrarão agilidade da Prefeitura de Sorocaba para a implantação do sistema de ar-condicionado no setor de pediatria, que está com 16 novos leitos prontos para serem inaugurados (construída com verba do Governo Federal), apenas com a pendência dessa instalação.

Auditoria

Na próxima quarta-feira, dia 12, a comissão deve se reunir com o gestor Francisco Fernandes para questionar quanto à auditoria a ser realizada por parte da nova gestão. Quando ela deve ser feita e por qual empresa são algumas das questões que serão levantadas no encontro.
Além do relatório da visita da Comissão da Saúde alguns dados devem constar também no relatório da nova CPI da Saúde.

Os membros que participam da Comissão da Saúde da Câmara são os vereadores Apolo e Fernando Dini, além de Izídio de Brito.

tags
auditoria hospital Izídio de Brito Santa Casa sus
VEJA
TAMBÉM