O presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vereador Izídio de Brito (PT), e o gestor da Santa Casa de Sorocaba, o médico Francisco Fernandes, reúnem-se nesta quinta-feira, 8, às 15h, para fazer o balanço de um ano da administração vinculada ao governo do município. A reunião será na Santa Casa, Avenida São Paulo, 750.
O encontro com o gestor foi solicitado por Izídio e deverá contar com representes dos outros dois vereadores que compõem a Comissão Permanente de Saúde, Pastor Apolo (PSB) e Fernando Dini (PMDB).
A Prefeitura de Sorocaba assumiu a gestão da Santa Casa no dia 20 de janeiro de 2014, após frequentes falhas no atendimento a pacientes, crise financeira do hospital, greve de funcionários e denúncias de irregularidades administrativas que estariam sendo cometidas pela Irmandade que comandava a instituição.
Em novembro de 2014, uma auditoria contratada pela Prefeitura apontou desvio de recursos públicos que eram destinados à construção de um Centro de Oncologia, rombo de R$1,4 milhão devido a contratos com prestadores de serviços, pagamentos de aditamentos não devidos, compras sem licitação e aquisições sem comprovação, além de verbas utilizadas sem distinção entre o atendimento público (pelo SUS) e o serviço particular oferecido pela Irmandade (Santa Casa Saúde).