Busca
Sorocaba

Vereador Izídio comprova falta de médicos na UBS do Lopes de Oliveira

O parlamentar realizou vistoria na unidade na manhã desta segunda-feira, dia 4, após denúncia de pacientes

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

Vereador Izídio conversa com a comerciante Cleusa Luzia do Carmo

A falta de médicos, demora no atendimento e de vagas em consultas foram comprovadas pelo vereador metalúrgico Izídio de Brito Correia (PT) durante visita surpresa na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Lopes de Oliveira, na manhã desta segunda-feira, dia 4.

No momento da visita, que aconteceu por volta das 7h40, aproximadamente 100 pessoas, entre idosos, crianças e gestantes, estavam na unidade à espera de atendimento médico.

Segundo a auxiliar de cozinha Celi da Silva, 53 anos, as consultas demoram mais de um mês para serem realizadas. “No início do março passado eu consegui marcar uma consulta para o dia 24 deste mês. Enquanto não chega o dia da consulta, venho aqui quase todos os dias, porque eu estou com diarreia e vômito e, mesmo vindo para a emergência, eu espero por quase quatro horas para ser atendida pelo médico, que passa a medicação, mas não resolve nada”, explica.

Celi também diz que muitas vezes vai até a unidade e se depara com a falta de profissionais para o atendimento. “Quando isso acontece, tenho que ir até o Pronto Atendimento (PA) do Parque das Laranjeiras, às vezes no PA da Avenida Itavuvu ou até mesmo na unidade da Avenida Nogueira Padilha (na zonal leste da cidade), tudo isso de ônibus, nem ambulância pra levar até lá eles oferecem”, critica.

Já a dona de casa Amélia Sueli de Oliveira, 60 anos, afirma que espera há cerca de dois anos por uma consulta. “Eu já tive dois infartos e um câncer no intestino, preciso fazer um cateterismo e uma endoscopia, mas espero o encaminhamento para esses procedimentos há dois anos, eu não posso ficar esperando, pois tenho algumas veias que já estão entupidas”, disse.

A comerciante Cleusa Luzia do Carmo, 60 anos, também fez criticou o atendimento da UBS. “Estou com um caroço no seio e preciso ter uma consulta urgente com o ginecologista. Desde dezembro de 2015 eu venho aqui de manhã e eles falam que não tem médico, venho à tarde e eles alegam que ainda não tem médico”, denunciou. “Além disso, eles anotam meu telefone e dizem que vão entrar em contato para marcar a consulta, mas nunca ligam”, comenta.

Falta de médicos

No quadro de funcionários da unidade constava que, no período da manhã, seis médicos estariam atendendo. Porém, durante a vistoria, o vereador constatou que havia somente um deles na unidade.

Questionada sobre a ausência dos outros cinco profissionais, a enfermeira e coordenadora da unidade, Roseli Aparecida Guerra, alegou que dois médicos estavam afastados, um de férias e o outro por questão médica, e que a unidade não tinha como repor os mesmos.

Já os outros quatros profissionais, a coordenadora alegou que eles iniciariam o turno entre 8h e 8h15.

Por volta das 9h, a Imprensa SMetal constatou que havia ainda apenas um médico atendendo e a coordenadora alegou que não sabia informar o motivo da ausência dos mesmos.

Retirada de medicamentos na farmácia

De acordo com Roseli, a unidade não tem problemas quanto à falta de medicamentos, porém, a partir desta segunda-feira, dia 4, os medicamentos de alto custo deverão ser retirados somente em Farmácias Populares.

Segundo o vereador Izídio de Brito, que também é presidente da Comissão da Saúde Municipal, “é um descaso com a população, pois não houve uma campanha específica para comunicar os sorocabanos sobre essa mudança na retirada de alguns medicamentos”, explica.

Questionado sobre os encaminhamentos da denúncia, Izídio afirmou que irá fazer um relatório com todas as demandas encontradas na unidade e encaminhar ao prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB). “Esses problemas que estão acontecendo são graves, e um desrespeito à população, é inaceitável que isso continue”, disse.

Na visita, também foram identificados falta de papel higiênico, toalhas para secar as mãos, álcool e algumas danificações na unidade.

Vereador Izídio comprova falta de médicos na UBS do Lopes de Oliveira

tags
Amélia antônio Brito carlos Celi Cleuza denúncia falta imprensa izidio laranjeiras Lopes médico metalúrgico Oliveira pa pannunzio PSDB PT Roseli saúde SMETAL UBS vereador
VEJA
TAMBÉM