Busca
Busca
Cadeia produtiva

Vendas da Toyota aumentam 3% e asseguram empregos

Marca japonesa vendeu 86.736 veículos zero-quilômetro no mercado brasileiro no primeiro semestre. No mesmo período de 2014, foram 84.141. O crescimento foi de 3%

Imprensa SMetal
Arquivo/Felipe Shikama

Há atualmente na planta industrial da Toyota em Sorocaba 1.724 trabalhadores

Na contramão da crise, a Toyota anunciou crescimento de 3% nas vendas no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, o que representa 86.736 novos veículos no mercado nacional de janeiro a junho deste ano.

Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, Ademilson Terto da Silva, esse crescimento de vendas impacta positivamente a cadeia produtiva que presta serviços para a Toyota. “Crescimento que assegura o emprego e os direitos dos trabalhadores, inclusive das sistemistas na montadora, como Kanjiko, Scórpios e outras”, afirma.

Essa performance da Toyota ajudou a elevar a participação da companhia no mercado total de automóveis no Brasil, que chegou a 6,6%.

De acordo com a declaração do diretor comercial da Toyota Brasil, Evandro Maggio, “esse resultado se deve, principalmente, ao desempenho dos modelos fabricados pela Toyota no território nacional, liderados pelo Corolla, seguido de perto pelo Etios e complementados pela boa performance da Hilux e SW4”.

O Corolla, líder absoluto no segmento de sedãs médios, contabilizou 31.939 emplacamentos, montante 25% maior que em 2014, com 25.129 unidades.

O modelo Etios (fabricado em Sorocaba) somou, no período, 29.974 modelos comercializados, um aumento de 2,7% frente ao volume dos seis primeiros meses do ano anterior, com 29.164.


Em expansão

No final de janeiro deste ano a empresa anunciou ao SMetal o projeto de expansão do parque industrial em Sorocaba, com o aumento da produção de 70 mil para 108 mil veículos por ano a partir de 2016.

Na época, foi anunciada a geração de até 500 novos empregos. As contratações começaram a ser feitas ainda no início do ano.

Os números do mês de junho ajudam a validar a expansão da marca, visto que a performance da Toyota do Brasil foi superior em relação ao mesmo mês do ano anterior. Foram 15.162 novas vendas, acréscimo de 5,1% sobre as 14.433 unidades vendidas em junho de 2014.

De acordo com a assessoria de imprensa da empresa, há atualmente na planta industrial de Sorocaba 1.724 trabalhadores.

A montadora também prevê para o primeiro semestre de 2016 a inauguração de uma fábrica em Porto Feliz, que produzirá motores. “Atualmente, estamos na fase de implantação de equipamentos”.

A Toyota do Brasil Ltda conta com três unidades produtivas no Brasil: Indaiatuba (SP), São Bernardo do Campo (SP) e Sorocaba (SP); dois centros de distribuição de veículos em Guaíba (RS) e Vitória (ES); um centro de distribuição de peças em Votorantim (SP); um escritório de representação em Brasília (DF) e um escritório comercial na cidade de São Paulo (SP). Juntas essas unidade empregam 5.300 trabalhadores.

tags
Cadeia produtiva comercio empregos geração de emprego montadora setor automobilístico sistemista Sorocaba terto toyota vendas
VEJA
TAMBÉM