Busca
Busca
Economia

Venda de veículos em Sorocaba cresce 28% no mês

Concessionárias venderam 2.062 unidades no último mês, contra 1.605 de agosto, mostram dados da Fenabrave

Jornal Cruzeiro do Sul
Adival B. Pinto/Jornal Cruzeiro do Sul

‘Aqui na concessionária, no mês passado, foi o mês que mais vendeu durante o ano todo’, Josiane Martins, gerente de vendas da Abrão Reze – Hyundai

As concessionárias de Sorocaba registraram recuperação no emplacamento de veículos zero quilômetro no mês de setembro, aponta a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). O conjunto dos cinco segmentos – Carros, Comerciais Leves, Ônibus, Caminhões e Motos – vendeu 2.062 unidades no último mês, contra 1.605 de agosto. O resultado representa um crescimento de 28,47%. Perspectiva de concessionárias locais é de que os números continuem melhorando até o fim do ano.

Entre os cinco segmentos que englobam os dados da Fenabrave, Comerciais Leves 0km foram os que mais se destacaram em setembro, com uma elevação de 41,5% nas vendas. Em agosto, foram comercializados 253 veículos desse tipo, passando a 358 no último mês. As vendas de carros, que têm maior participação no volume total, cresceram 28%. Ao todo, 1.375 unidades foram emplacadas em setembro, contra 1.074 do mês anterior. O número de motos emplacadas aumentou 27,6% no mês passado, passando 239 para 305 unidades.

Com participação menor entre os segmentos, os emplacamentos de caminhões e ônibus 0km tiveram retração. Em agosto, 37 caminhões novos foram emplacamentos em Sorocaba, número que caiu para 18 em setembro. Já no segmento de ônibus, esse volume retrocedeu de seis para duas unidades de um mês a outro.

Setor comemora
As concessionárias de Sorocaba comemoram o resultado de setembro. Diversos fatores são citados por Rogério Britto, gerente da concessionária Soma – representante da Fiat, em Sorocaba – como responsáveis pelo aumento das vendas nesse período. Até mesmo as eleições, segundo ele, têm impacto nesse resultado. “Existe uma expectativa do consumidor com as eleições: alguns esperam, outros querem adiantar”, analisa.

O mercado regional, conforme Britto, cresceu 9,5% em setembro na comparação com agosto. A notícia positiva, diz, é reflexo da melhora no crédito. “O crédito melhorou um pouco, deu uma melhorada nas aprovações de financiamento, com taxa de juros menores. Foi uma série de fatores”, explica o gerente. Segundo ele, tudo isso fez com que passasse para 29,3% a participação da Fiat nas vendas de automóveis em Sorocaba.

O gerente de vendas, Luiz Dias, da Automec – concessionária que representa a Chevrolet -, afirma que as vendas de 0km em setembro foram positivas, embora abaixo das expectativas. “Foi um mês muito bom, mas ainda um pouco longe da nossa expectativa, que é sempre vender acima de 300 no varejo”, ressalta. Segundo ele, houve um aumento de 26% na comparação com agosto, em virtude das campanhas promocionais da marca.

Dias avalia que o crédito teve ligeira melhora, em virtude da diminuição dos depósitos compulsórios – reserva obrigatória recolhida dos depósitos bancários. “Mas, para nós, não sentimos muitas dificuldades com crédito”, afirma o gerente.

Fim de ano
O fim de ano é visto como uma possibilidade de melhora nas vendas, avaliam as concessionárias. Para a gerente de vendas da Abrão Reze – Hyundai, Josiane Martins, o segundo semestre já está muito melhor que o primeiro. “Aqui na concessionária (de importados), no mês passado, foi o mês que mais vendeu durante o ano todo”, diz, destacando um crescimento de 15% no fluxo e nas vendas de loja.

Na avaliação da gerente, no entanto, os veículos importados não têm sofrido as instabilidades do mercado. “O público de importados não tem problemas de crédito, compra mais à vista. Quando financiam, só fazem com taxa zero.” De acordo com ela, os próximos meses devem ser ainda melhores.

O mesmo acredita o gerente da Soma, Rogério Britto. “Porque chega próximo ao 13º salário e o pessoal quer trocar de carro”, explica. “A expectativa já é de que outubro seja muito bom e vamos ver o fim do ano, quando vai injetar mais dinheiro no mercado”, espera Dias, da Automec.

[Imprensa SMetal: No Brasil, as vendas de veículos cresceram 9% em setembro. Os números são positivos não apenas para carros de passeio, mas também motos e caminhões. Clique aqui.]

Anderson Oliveira/Cruzeiro do Sul

tags
autopeças carros concessinárias Economia montadoras veículos vendas
VEJA
TAMBÉM