Busca
Busca
CIDADANIA

Veja o passo a passo para solicitar e regularizar o título de eleitor online

Dia 4 de maio é o prazo final para acertar sua situação com o Tribunal Eleitoral. Confere aqui como os procedimentos são simples e rápidos

Antonio Augusto/Ascom TSE
e-Título permite que eleitor brasileiro use documento digital

e-Título permite que eleitor brasileiro use documento digital

O primeiro turno das eleições 2022 acontecem no dia 2 de outubro. Nesse ano, os brasileiros e brasileiras votarão para os cargos de deputados federal e estadual, senador, governador e presidente da República.

Todo cidadão com mais de 18 anos é obrigado a votar. O voto só é facultativo para adolescentes de 16 e 17 anos, idosos com mais de 70 anos e analfabetos. Por isso é importante conferir como está a situação do seu título ou solicitar o seu cadastro para estar em dia com as obrigações eleitorais até o prazo final: 4 de maio.

Primeira via do título

Como muitos brasileiros gostam de deixar tudo para última hora, separamos algumas dicas para mostrar como é simples e rápido fazer seu cadastro ou conferir qual a situação do seu título online:

– Acesse o sistema TítuloNet

– Selecione em qual estado ou distrito você mora (UF) e vai votar a partir de então

– A página seguinte mostrará todos os documentos que você precisa para seguir com o pedido: foto segundo um documento de identificação (RG, carteira profissional ou passaporte); comprovante de residência atual e certificado de quitação do serviço militar (para homens com idade entre 18 e 45 anos);

– Na sequência, você informa seus dados e seleciona no Menu “Título de eleitor” a opção “Não tenho”: é só preencher os campos indicados e seguir para a próxima tela

– Em “Requerimento – Dados Pessoais”, complete as informações, anexe as fotografias solicitadas (pessoas trans indicam aqui se desejam usar seu nome social no título de eleitor)

– Pronto. Um número de protocolo foi gerado, anote! Agora é só aguardar a análise do pedido pela Justiça Eleitoral.

Para acompanhar seu requerimento, basta acessar a guia Acompanhar requerimento e informar o número do protocolo.

e-Título

Se o seu pedido for aprovado, é só acessar o aplicativo e-Título pelo celular ou tablet e usar a versão digital do documento. O download do app é gratuito e pode ser feito nas lojas Google Play e App Store, de acordo com o sistema do seu aparelho (Android ou IOS).

Atenção: pessoas com mais de 18 anos que ainda não têm o título podem sofrer restrições legais como a ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade; receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal.

Regularizar ou tranferir

Se você já tem o título e precisa apenas regularizar sua situação ou atualizar seu endereço, também pode fazer o processo pelo portal do Tribunal Superior Eleitoral, clicando aqui. O prazo é o mesmo: 4 de maio.

Antes de qualquer coisa você precisa checar se tem débitos ou multas. Se sim, deve gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU), pagar e aguardar a comprovação da quitação pela Justiça Eleitoral.

Depois de conferir sua situação, pagar possíveis multas, acesse o site do Tribunal Regional Eleitoral do seu estado aqui.

Você terá que digitalizar ou tirar fotos dos seguintes documentos:

– Documento oficial de identidade com foto (frente e verso).
– Comprovante de residência recente
– Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (se houver)
– Comprovante de quitação do serviço militar (homens com mais de 18 a 45 anos
– Selfie segurando, ao lado do seu rosto, o documento oficial de identificação, com o lado que contenha a foto voltado para a câmera

Depois disso, é só acompanhar o requerimento neste link. Para mais informações ou dúvidas, você pode consultar no TRE da sua região, os contatos estão nesta página.

tags
documento eleições eleicoes2022 etitulo internet online passoapasso primeiro regularizar solicitar tirar título titulodeeleitor tituloeleitoral tre tse
VEJA
TAMBÉM