O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) esteve na empresa Varroc, que produz faróis em Sorocaba, na manhã desta quarta-feira, 25, para informar aos trabalhadores sobre o andamento das negociações do Programa de Participação nos Resultados (PPR) de 2022.
Segundo o dirigente sindical Alessandro Marcelo (Marcelinho), é o primeiro ano em que haverá acordo de PPR na empresa e as expectativas dos trabalhadores estão bastante positivas. “A produção do segmento de autopeças na região está em alta e os Programas conquistados pelo Sindicato nas empresas do setor têm tido importantes avanços, especialmente referente aos valores, acima da inflação”, explicou.
E completou: “só que tanto as metas quanto os valores do PPR apresentados até o momento estão abaixo do esperado. Por isso é importante que, desde já, os trabalhadores se mantenham mobilizados e unidos para chegarmos a uma proposta condizente com a realidade do setor e que atenta às suas expectativas”.
Marcelinho informou que, na tarde desta quarta-feira, 25, tem nova rodada de reunião com a empresa e a Comissão de PPR, eleita pelos trabalhadores da fábrica. O objetivo é que a Varroc esclareça alguns indicadores e metas que não estão claros e também debater melhorias referente ao valor do Programa.
“Não será uma negociação nada fácil, mas sabemos que podemos confiar no apoio de todos. Qualquer novidade, voltamos à porta da fábrica e decidimos juntos os próximos passos da negociação. A assembleia é soberana e cabe aos trabalhadores definir se a proposta atende ou não às suas reivindicações”, assegurou.
Instalada em Sorocaba desde 2019, a Varroc fica no bairro Cajuru do Sul, produz faróis e tem mais de 100 trabalhadores.