Os metalúrgicos e metalúrgicas da ZF do Brasil começarão o ano de 2023 com vale-alimentação maior. O benefício recebeu uma valorização de cerca de 11% a partir de uma negociação realizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), por meio do Comitê Sindical de Empresa (CSE).
Os membros do CSE realizaram assembleias informativas sobre o assunto nesta terça-feira, 20, em frente à fábrica. Durante o encontro, os dirigentes sindicais explicaram sobre a mesa de negociação. “Entendemos a valorização do nosso V.A como uma pauta a mais e que não fica somente no campo da Campanha Salarial. Desde a nossa última data-base (setembro) estamos articulando com a empresa para que o valor fosse maior. Era uma oportunidade que não poderíamos perder como CSE”, comentou Anderson da Silva (Copinho), que faz parte do Comitê na Planta II da ZF.
Além desse aumento significativo, os metalúrgicos da fábrica também receberão o valor retroativo ao mês de setembro. Ou seja: em janeiro, começarão a receber o vale alimentação corrigido, além dos recursos que ficaram “faltando” nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2022.
Daniel Firmino Viana, dirigente sindical e membro do CSE, recordou que o apoio e entendimento da categoria fez a diferença no processo como um todo. “No período em que negociamos o aumento do vale, a paciência do trabalhador foi uma aliada. Os companheiros entenderam que era possível conseguir algo a mais no benefício. Somente é possível conquistar quando nós temos mobilização”, recordou Viana.
O próximo passo é avançar em melhorias quanto a um desconto de manutenção do cartão e, dentro das pautas do CSE, ampliar a discussão sobre a grade salarial na empresa.