Sorocaba

Usina Cultural pode ser desapropriada

Proposta de Carlos Leite declara o espaço como de "utilidade pública" para fins de desapropriação, que é o primeiro passo para a desapropriação efetiva

Assessoria de Imprensa Carlos Leite
Edeson Souza/Grupo Imagem

O vereador Carlos Leite (PT) protocolou projeto de decreto legislativo que declara de utilidade pública, para fins de desapropriação, o prédio conhecido como “Usina Cultural Ettore Marangoni”, localizado na marginal direita do Rio Sorocaba, entre o referido Rio e o terreno da antiga Companhia Nacional de Estamparia. De acordo com o projeto, o imóvel a ser desapropriado será destinado à implantação de espaço para realização de atividades culturais, podendo integrar um complexo descentralizado de esporte e cultura.

“É uma lástima vermos esse prédio, tão admirado e cobiçado pela classe artística de Sorocaba, absolutamente parado, sem utilidade alguma, sendo que foi utilizado recurso público para sua reforma e manutenção”, diz Leite. “Queremos que a sociedade volte a ser beneficiada com essa estrutura, e declará-la de utilidade pública é o primeiro passo para ela ser desapropriada e voltar a receber eventos públicos”, enfatiza o vereador.

Segundo a classe artística, o prédio, que é de propriedade do Grupo Splice e que já foi declarado como patrimônio histórico, é um grande desfalque para a cultura sorocabana, uma vez que ele era ocupado por grandes eventos, sempre cheios de espectadores e pessoas umbilicalmente ligadas à cena cultural de Sorocaba. O prédio foi construído em 1909 pela Fábrica São Paulo da Companhia Nacional de Estamparia (Cianê).

“Nosso objetivo é reverter esse patrimônio para a municipalidade, de forma que ela possa voltar a oferecê-lo aos grupos artísticos da cidade, que hoje encontram dificuldades em locar espaços adequados para sua arte e suas apresentações. Tenho certeza que é um projeto de grande clamor popular o retorno da Usina Cultural à utilização pública”, termina Leite.

Utilidade pública – Recentemente, por meio de projeto de decreto legislativo de Carlos Leite, o ramal leste da linha férrea foi declarado de utilidade pública, e aguarda ações efetivas por parte do Executivo municipal para ser desapropriado. No local, que hoje só acumula mato e entulho, poderá ser implantada uma pista de caminhada, um parque linear, ou integrar um roteiro de trem turístico.

Atividades Cultural carlos leite ciane Companhia Nacional de Estamparia Esportes parque linear PT rio sorocaba são paulo Sorocaba splice Usina Cultural Ettore Marangoni