A gestão do prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) irá desativar, a partir do dia 1º de maio, o setor de ortopedia que atualmente funciona na Unidade Pré-Hospitalar Zona Leste (UPH), localizada na rua Nogueira Padilha. A informação foi confirmada ontem pelo presidente do Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), que atua como gestor do hospital, Pascoal Martinez Munhoz.
Com a medida, segundo números fornecidos pelo BOS, uma média de 6 mil pacientes por mês, o correspondente a 25% do total de casos de todas as especialidades lá registrados, deixarão de ser atendidos no local e serão transferidos à competência da Santa Casa. A mudança teria sido decretada como forma de reduzir custos diante da crise econômica que o país atravessa.
O outro lado
O Cruzeiro do Sul encaminhou à tarde questionamentos ao Serviço de Comunicação (Secom) da Prefeitura, mas não obteve o retorno. Procurou por três vezes o secretário da Saúde, Francisco Antonio Fernandes, cujo celular estava desligado. No começo da noite, a reportagem conseguiu contatar o titular da Secretaria de Governo, João Leandro da Costa Filho.
Mesmo não tendo conhecimento da desativação do setor de ortopedia da UPH Zona Leste, João Leandro garantiu que não haverá prejuízo algum à população. Lembrou que a Santa Casa já atendia à demanda e que o serviço precisou ser transferido para a Unidade Pré-Hospitalar em razão dos problemas de gestão de responsabilidade da antiga diretoria da instituição.
Em nota encaminha à imprensa na manhã desta sexta-feira (8), a Secretaria da Saúde ao mesmo tempo que afirma que não haverá a desativação do setor de ortopedia que atualmente funciona na UPH Zona Leste, confirma que é estudada a transferência do serviço para a Santa Casa.
Ainda de acordo com a nota, a intenção da administração municipal é montar um Pronto-Socorro de Fratura na Santa Casa, “com o objetivo de melhorar a oferta e qualidade do atendimento”. “Reuniões ainda estão sendo realizadas para tentar viabilizar a iniciativa. Caso definida alguma mudança de atendimento, a SES divulgará detalhes à imprensa”, finaliza a nota.