Busca
Descaso

Unimap fecha e manda trabalhadores buscarem seus diretos na Justiça

Diretoria e Jurídico do SMetal estão acompanhando de perto a situação dos metalúrgicos e orientando sobre a homologação e providências judiciais que podem ser tomadas; reuniões ocorreram nos dias 6 e 8 de abril

Imprensa SMetal
Daniela Gaspari / Imprensa SMetal
Na quarta-feira, dia 6, os trabalhadores da Unimap estiveram no Sindicato para conversar com o dirigente Alessandro Marcelo

Na quarta-feira, dia 6, os trabalhadores da Unimap estiveram no Sindicato para conversar com o dirigente Alessandro Marcelo

Na segunda-feira, dia 4 de abril, cerca de 15 trabalhadores da Unimap, fábrica de túneis de congelamento, resfriadores e ultracongeladores de Sorocaba, foram surpreendidos com a notícia de que a empresa estava fechando as portas e que, caso quisessem receber seus direitos, fossem buscar na Justiça.

Indignados, os metalúrgicos procuraram o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e, em reuniões realizadas com a diretoria e também com o Jurídico da entidade nas últimas quarta e sexta-feira, dias 6 e 8, receberam as orientações diante da decisão arbitrária da empresa.

De acordo com o dirigente sindical Alessandro Marcelo, em 2018, o Sindicato negociou a regularização dos depósitos do Fundo de Garantia (FGTS), que estavam atrasados. “Com a decisão de que o trabalhador só pode pleitear na Justiça o depósito do FGTS dos últimos cinco anos, cobramos que fossem depositados todos os valores atrasados imediatamente para que os trabalhadores não fossem prejudicados mais pra frente”, conta.

Ele lembra que, na ocasião, a situação foi resolvida. Porém, novos atrasos voltaram a acontecer e, no mês passado, a empresa chegou a atrasar o salário dos trabalhadores. “Chegamos a marcar uma reunião para discutir os próximos passos, mas a fábrica encontrou meios de pagar o salário a tempo e os metalúrgicos decidiram dar um voto de confiança aos patrões”, conta.

E completa: “até que na semana passada, de um dia para o outro, sem qualquer satisfação, eles foram surpreendidos com o fechamento das metalúrgicas e com a informação de que não receberiam nada da empresa. Um total descaso dos patrões com quem dedicou anos da sua vida trabalhando na metalúrgica”.

O Sindicato tem orientado os trabalhadores referentes à homologação e também sobre todas as providências judiciais que podem ser tomadas. “A ideia é que eles façam a rescisão de contrato o quanto antes, para possam sacar o Fundo de Garantia e o seguro desemprego e, posteriormente, analisar a melhor maneira de garantir os valores devidos antes e depois da demissão”, finaliza.

A fábrica da Unimap fica no Jardim Ibiti do Paço, em Sorocaba.

tags
Alessandro direito Empresa fecha fechamento fgts Homologação jurídico justiça marcelo SMETAL Sorocaba Unimap
VEJA
TAMBÉM