A Seção de Controle de Zoonoses enviará uma equipe à fábrica da Case New Holland (CNH) na manhã desta sexta-feira, dia 1°, para realizar vistoria sobre denúncia de existência de criadouros de mosquito transmissor da dengue na empresa. O pedido foi feito pelo vereador Izídio de Brito (PT) na sexta-feira passada, dia 25, por meio de requerimento protocolado na Secretaria de Governo.
O parlamentar petista foi procurado por trabalhadores da fábrica que denunciaram haver centenas de pneus de colheitadeiras agrícolas em um depósito a céu aberto, servindo como potencial criadouro do mosquito da dengue.
O agendamento da vistoria só foi confirmado pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura na tarde desta quinta, dia 28 – seis dias após o registro da denúncia.
Izídio lembra que desde o dia 18 de janeiro Sorocaba está em “situação de emergência” por causa do surto epidêmico de dengue, o que deveria demandar mais agilidade e estrutura do poder público. “Isso, sem dúvida, é um problema muito grave, mas parece não ter sensibilizado a administração municipal, já que ela está indo fazer a vistoria somente uma semana depois da denúncia”, opina Izídio.
O vereador também afirma que “a Prefeitura anunciou uma série de telefones e outros meios da população denunciar riscos de transmissão da dengue, mas não parece não ter pressa em fiscalizar os locais apontados pela população”. As dificuldades que os sorocabanos têm encontrado para efetuar denúncias a respeito de criadouros de mosquitos foram assunto de reportagens recentes de vários veículos de comunicação.
Em nota, a prefeitura afirma que “caso for comprovada a existência de criadouros do mosquito transmissor, o imóvel será notificado e, se as providências não forem tomadas, será emitido auto de infração”.
Desde o dia 18 de janeiro, Sorocaba está em “situação de emergência” por causa do surto epidêmico de dengue. Duas mortes no município este ano já foram confirmadas.
A Case New Holland produz tratores e máquinas agrícolas e atualmente tem cerca de 1.300 funcionários.