A Cia Imediata de Teatro chega ao último final de semana do espetáculo “Uma Intervenção Poética para Carlos Roberto Mantovani” nos dias 02 e 03 de setembro, sábado e domingo, às 19h30, no Espaço Cultural Du Artes, no Jardim Maria Eugênia. As apresentações são grátis e livres para todos os públicos.
Com apoio da Lei de Incentivo à Cultura (LINC) de Sorocaba, edital 2016, o espetáculo foi criado a partir dos livros “Escritos Ordinários” e “Redundâncias” do dramaturgo, ator, diretor de teatro, artista plástico, dançarino e poeta Carlos Roberto Mantovani, grande fomentador da cultura sorocabana dos anos 90 até o início dos anos 2000. Proponente do projeto, a atriz Merlin Kern, explica que o projeto nasceu a partir do desejo que a Cia Imediata de Teatro de levar ao público e jovens artistas a possibilidade de reconhecer na figura de Mantovani esse grande nome da cultura em Sorocaba.
“Ele construiu durante sua vida, incontáveis conexões artístico-culturais. Trata-se de um artista multifacetado, inquieto, sempre procurando caminhos. Quando veio a falecer, aos 53 anos, estava em meio a sonhos e projetos nas várias áreas por onde transitava: ator, bailarino, dramaturgo, diretor e artista plástico. Todos que o conheceram, identificavam nele a presença de um grande criador. Trazer para o presente o pensamento desse artista amplo é um marco para as artes na cidade”, destaca a atriz.
Proposta Cênica
Para a concepção cênica, foi investigado todo o material dramatúrgico de Mantovani e seus livros “Escritos Ordinários” e “Redundâncias”. A direção, da atriz e diretora Angela Barros, ofereceu subsídios para que os intérpretes buscassem e criassem em seus corpos (físico, memória e percepção) potencialidades cênicas buscando uma teatralidade mais articulada, embora menos aparente.
Como resultado, no palco, os intérpretes apresentarão suas perspectivas e inquietudes pessoais a partir dos poemas de Manto, como era carinhosamente chamado pelos amigos. Além de Merlin Kern, o elenco conta com Caio Alquati, Fabiano Sampaio, Patrícia Nolasco e Raul Trindade. A trilha sonora é assinada pelos músicos Marco Gomes e Maurício Toco, a cenografia ficou a cargo da artista Silvana Sarti, a dramaturgia por Sueli Aduan, os figurinos por Felipe Cruz e a iluminação por Claudinei Rosa.
O espetáculo ainda terá a participação do público, que poderá fotografar e filmar a apresentação e enviar seu registro para ser postado no site da Cia. Imediata de Teatro. O material enviado será selecionado pelo curador de fotografia Antônio Zardos e resultará numa exposição virtual no site www.ciaimediatadeteatro.com.br .
Manto
Carlos Roberto Mantovani foi dramaturgo, ator, diretor de teatro, artista plástico, dançarino, animador cultural e poeta. Nascido em Laranjal Paulista, em 1950, em Sorocaba, além de escrever, atuou como diretor artístico do Espaço Cultural dos Metalúrgicos, missão que começou em 1992 e seguiu até o ano 2000.
Nesse mesmo período, Mantovani mostrou seus talentos como programador cultural da Oficina Cultural Grande Otelo, que sediou muitas de suas peças teatrais e oficinas de artes e foi um dos promotores de eventos como o Curta Teatro e o Curta Dança. Faleceu – devido a um câncer – em 2003.
Serviço
“Uma Intervenção Poética Para Carlos Roberto Mantovani”
Dias 2 e 3 de setembro, às 19h30
Espaço Cultural Du Artes – Rua Antonio São Leandro, 76 – Jardim Maria Eugenia
Grátis, Livre.