Busca
Epidemia

Um em cada 73 sorocabanos já contraiu dengue este ano

De acordo com dados do IBGE, esse número de casos da doença representa que um em cada 73 sorocabanos contraiu dengue no prazo de dois meses. A prefeitura de Sorocaba já registrou 8.693 casos da doença

Imprensa SMetal
Banco de Imagens/ Shutterstock
As situações de risco dentro da empresa, que podem provocar proliferação do mosquito aedes egypt, devem ser denunciadas

As situações de risco dentro da empresa, que podem provocar proliferação do mosquito aedes egypt, devem ser denunciadas

A Prefeitura de Sorocaba confirmou, no início do mês, que o município já registrou 8.693 casos de dengue desde janeiro deste ano. Para uma população de 637 mil habitantes, segundo o IBGE, esse número de casos da doença representa que um em cada 73 sorocabanos contraiu dengue no prazo de dois meses.

Cinco mortes por dengue já foram confirmadas em Sorocaba. Em todo o estado de São Paulo, no mesmo período, foram registradas 24 mortes pela doença, segundo o Ministério da Saúde.

De acordo com o vereador Izídio de Brito Correia, presidente da Comissão de Saúde da Câmara, embora a epidemia da doença na cidade tenha sido bem divulgada pela imprensa, é preciso investir mais em conscientização da população. “A prefeitura demorou para reconhecer os riscos e a gravidade da situação e, por enquanto tomou atitudes tímidas para combater a doença e tratar os pacientes”, critica o parlamentar.

“O estado caótico do atendimento à saúde em Sorocaba agrava ainda mais o quadro, sem contar os descuidos em termos de limpeza pública. O pior é que esses problemas vêm se arrastando desde o prefeito anterior e estão se agravando na administração atual”, afirma Izídio.

Votorantim

Em Votorantim, onde a doença também tem preocupado moradores e o poder público já decretou Estado de Emergência em virtude da dengue. Até o dia 2 de março havia a confirmação de 328 casos no município, sem nenhuma morte. Com 116 mil habitantes, um em cada 353 votorantineses contraíram dengue este ano.

No município de São Paulo, com 12 milhões de habitantes, foram notificados 2.700 casos de dengue até o momento, segundo a prefeitura. Um caso a cada 4,44 mil moradores. Houve um óbito pela doença na Capital até o momento. Dos 2.700 casos, 563 são autóctones (contraídos na própria cidade).

Atenção nas fábricas

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, Ademilson Terto da Silva, compartilha as críticas do vereador Izídio e pede atenção aos focos da doença também nas fábricas. “O trabalhador deve denunciar situações de risco, como acúmulo de água parada no ambiente de trabalho, nos pátios e estacionamentos das empresas”, alerta.

Terto também lembra que Sorocaba retrocedeu em termos de limpeza pública. “Por causa de contratos mal feitos pela Prefeitura há anos, hoje o lixo doméstico não conta com containeres para serem depositados. Os sorocabanos têm que acondicionar o lixo em sacos plásticos, que ficam jogados nas calçadas, sujeitos inclusive a acúmulo de água de chuva”.

O telefone para denúncias de focos da dengue em Sorocaba é: (15) 3339-9244 (Zoonoses); Em Votorantim: (15) 3353-8731 (Serviço Integrado de Informação).

tags
casos em sorocaba e votorantim dengue doenças causada pelo mosquito aedes egypt morte
VEJA
TAMBÉM